Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






segunda-feira, 25 de julho de 2011

V!TOR E PIN LANÇAM EDIÇÃO LIMITADA DE T-SHIRTS NO ESPAÇO TOUCH MODALISBOA

Na próxima quarta-feira, 27 de Julho, a marca V!TOR e a PIN - Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea - apresentam ao público o resultado do concurso V!TOR + PIN: uma edição limitada de 10 t-shirts concebidas pelo designer de moda Vítor Bastos e impressas com representações fotográficas de objectos/jóias de autores associados da PIN (Catarina Dias, Cristina Roque dos Santos, Estefânia Rodrigues de Almeida, Inês Nunes, Joana Taurino, Joana Mota Capitão, Pedro Sequeira, e Teresa Dantas).

A apresentação terá lugar no espaço Touch ModaLisboa, na Rua do Arsenal nº25, em Lisboa, entre as 18h e as 21h. As t-shirts estarão à venda neste mesmo espaço, nos dias 28 e 29 de Julho, das 10h às 13h e das 14h às 18h.

Criar sinergias e bases criativas é o objectivo de Vítor Bastos. Promover a joalharia contemporânea, fomentando o intercâmbio de informação e de experiências é a missão da PIN. Em Abril passado, o jovem designer de moda e a Associação de Joalharia Contemporânea uniram-se com o objectivo comum de promover a criatividade e o trabalho de autor e lançaram o concurso V!TOR + PIN. Todos os joalheiros associados da PIN foram desafiados a desenvolver objectos/jóias sob a forma de imagem - fotográfica ou digital - para posterior impressão nas t-shirts de V!TOR, visando a apresentação e comercialização do seu trabalho em diferentes mercados, lojas e países.

Das 27 propostas apresentadas a concurso, o júri - constituído pelo designer Vítor Bastos, a directora da agência de comunicação XN Brand Dynamics, Xana Nunes, e a representante da direcção da PIN, Cristina Filipe - seleccionou dez. Catarina Dias (com 2 propostas),
 Cristina Roque dos Santos,
 Estefânia Rodrigues de Almeida (com 2 propostas)
, Inês Nunes, Joana Taurino
, Joana Mota Capitão, Pedro Sequeira e
 Teresa Dantas apresentam agora as suas criações sob uma perspectiva diferente: impressas em t-shirts.

São essas dez t-shirts, de edição limitada, que serão apresentadas a 27 de Julho, no espaço Touch ModaLisboa, onde permanecerão à venda nos dias 28 e 29 de Julho. Venha conhecer o projecto V!TOR + PIN na Rua do Arsenal, nº 25!



V!TOR

Vítor Bastos (1986) formou-se em moda pelo CITEX no Porto. Em 2008, estagia com a criadora Lidija Kolovrat e desenvolve uma mini colecção de pólos para a Kolovrat ConceptStore. No mesmo ano, ganha o prémio de melhor colecção e melhor coordenado masculino no concurso Acrobactic, e é convidado a integrar o projecto Workstation da 31ª edição da ModaLisboa|Estoril, onde expõe a colecção “White Trash”. Em 2009 faz um novo estágio de 4 meses na marca Bless, em Berlim, e é seleccionado para representar Portugal na Bienal Internacional Jovens Criadores com a colecção “Diamond Dogs”. Em Outubro desse ano, é convidado a integrar a plataforma LAB da ModaLisboa, com a marca V!TOR, e passa a apresentar regularmente as suas colecções nesta passerelle. V!TOR tem percorrido um caminho de parcerias multidisciplinares e evidencia este como um ponto forte na marca.



PIN

A PIN - Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea foi fundada em Setembro de 2004, com o objectivo de promover a joalharia contemporânea. Desde então, dedica-se à promoção de workshops, acções de formação e outras actividades de carácter pedagógico relacionadas com a arte e a joalharia contemporâneas, com a organização de encontros, debates, seminários, residências artísticas, exposições e outras iniciativas de carácter cultural, nacional e internacional. A PIN visa também fixar novos públicos para a joalharia contemporânea, firmar e promover parcerias e projectos de intercâmbio, particularmente através de redes nacionais e internacionais de âmbito cultural e artístico.



OS VENCEDORES DO PROJECTO

Catarina Dias (1980) formou-se em ourivesaria e metais na Escola António Arroio, em Lisboa, em 1998. Depois de participar em várias exposições colectivas, apresenta, em 2001, a sua primeira exposição individual “Cera Perdida” na Galeria Reverso, em Lisboa. Entre 2006 e 2009 cria colecções de jóias para a designer de moda Lara Torres, e em 2009 representa Portugal na XIV Bienal de Jovens Artistas da Europa e Mediterrâneo, em Skopje, Macedónia. Desde 2006, trabalha no seu atelier em Lisboa e está representada na Galeria Reverso e Galeria Tereza Seabra, em Lisboa. É presidente da direcção da PIN ‐ Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea e responsável pela oficina do Departamento de Joalharia do Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa.

Cristina Roque dos Santos (1967) começou o seu percurso professional na área da joalharia contemporânea em 2010. Reside e trabalha no Porto.

Estefânia Rodrigues de Almeida (1973) concluiu o curso professional de joalharia em 2003, na Escola Soares dos Reis, no Porto, e frequenta actualmente o curso de escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Iniciou a sua actividade professional na área da joalharia contemporânea em 1999 e desde então tem participado em várias exposições individuais e colectivas e workshops nacionais e internacionais. O seu trabalho é actualmente exposto nas galerias Reverso e Articulação, em Lisboa, Corações Adorna, no Porto, e Alternativa, em Roma.

Inês Nunes (1979) concluiu os cursos de Joalharia Contemporânea e Artes Plásticas em 2003, no Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa, onde é actualmente professora de joalharia. Desde 1998, desenvolve trabalho de autor para clientes particulares, empresas e instituições, expõe em museus e galerias, e participa em vários workshops e palestras a nível nacional e internacional. Desde 2007, colabora com a revista Umbigo como consultora artística na secção de joalharia.

Joana Taurino (1983) estuda joalharia após ter frequentado, anteriormente, um curso de fotografia. Licenciada em Filosofia, afirma que é através das artes que expressa, de uma forma livre e mais genuína, os seus pensamentos e sentimentos.

Joana Mota Capitão (1983) licenciou-se em Design de Produção de Ambientes pelo IADE, em 2006, e no mesmo ano ingressou no curso de Joalharia do Ar.Co. De Setembro de 2010 a Março de 2011 estagiou nas oficinas dos joalheiros Marc Monzó e Estela Guitart, em Barcelona. Desde Junho de 2011, colabora com a empresa Paris Sete, Food and Craft, e faz parte da administração do Braganza Palace Guesthouse.

Pedro Sequeira (1976) estudou joalharia no Porto e na Akademie der Bildenden Künste, em Munique, e fotografia no Instituto Português de Fotografia, e na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Já expôs o seu trabalho em Portugal, Espanha, Alemanha, Argentina, Polónia, Suíça, Holanda, EUA, Estónia e Suécia. Vive e trabalha no Porto.

Teresa Dantas (1965) iniciou a sua formação na Escola Soares dos Reis, no Porto, e frequenta actualmente o Mestrado de Produto da ESAD. Em 2003 ganhou o 1º prémio no concurso de técnicas de joalharia em Antuérpia. Desde 2004, expõe o seu trabalho nas galerias Tereza Seabra, em Abrantes e no Porto.


Sem comentários: