Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 8 de junho de 2016

FOAM GALLERY APRESENTA RETROSPETIVA DE HELMUT NEWTON


De 17 de junho a 4 de setembro de 2016, a Foam Gallery, em Amesterdão, apresenta uma grandiosa retrospetiva da obra de Helmut Newton, o génio da fotografia de moda do último quarto do século XX, adepto do voyeurismo e da sensualidade, cujo estilo erótico continua a ser uma importante referência para as novas gerações de fotógrafos de moda. A mostra reúne mais de 200 fotografias, desde os seus conhecidos retratos a preto e branco até imagens vintage pertencentes à coleção privada da Fundação Helmut Newton, em Berlim. “Helmut by June”, o filme feito em 1995 pela mulher de Newton, estará também em exibição.

HELMUT NEWTON (1920-2004) manifestou desde muito cedo um forte interesse por fotografia. Durante a adolescência trabalhou com o famoso fotógrafo Yfa, em Berlim. Na década de 1940, abriu um estúdio de fotografia em Melburne e pouco tempo depois casou com a atriz June Brown, que também se tornou fotógrafa, usando o nome Alice Springs. Na década de 1960, o casal mudou-se para Monte Carlo e Helmut Newton começou a afirmar-se no mundo da moda, produzindo criativos e divertidos editoriais para as mais conceituadas revistas inglesas, como a Vogue. Mas foi no início dos anos 1970 que Newton encontrou a estética que o tornou tão famoso. Os seus provocadores retratos de mulheres nuas - Newton adorava fotografar mulheres altas, de ombros largos e pernas longas - foram muitas vezes considerados escandalosos.

Helmut Newton revolucionou a fotografia de moda com as suas controversas imagens. O seu trabalho apareceu em várias publicações, desde a Vogue ao The New Yorker, e o seu nome ficou associado a vários designers, em especial a Yves Saint Laurent.

“O seu mundo de imagens glamourosas era simultaneamente chocante e atraente” declarou Tom Ford ao International Herald Tribune, aquando da morte de Newton, em 2004. “A ideia de Tom Ford de uma mulher forte com maquilhagem, cabelo arranjado e saltos altos foi muito influenciada pela fotografia de Helmut Newton, tal como a roupa de Saint Laurent... Procurámos sempre algo provocador, surpreendente e perverso em Helmut Newton”, afirmou Anna Wintour.



FOTOS (da esquerda para a direita):

01 - Yves Saint Laurent, Vogue Francesa, 1975. © Helmut Newton
02 - Catherine Deneuve, 1976. © Helmut Newton
03 - Wolford, 1995. © Helmut Newton
04 – Linda Evangelista. © Helmut Newton

Sem comentários: