Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

LE CORBUSIER – A ARTE DA ARQUITECTURA

Le Corbusier (1887-1965), um dos mais influentes arquitectos do século XX, foi também um célebre pensador, escritor e artista. A sua arquitectura e as suas ideias para reinventar o modo de vida moderno continuam a influenciar novas gerações de arquitectos.

Até ao dia 24 de Maio, a Barbican Gallery, em Londres, expõe “Le Corbusier — The Art of Architecture”, uma grandiosa mostra que apresenta uma série de maquetas originais, projectos de reconstruções de interiores, desenhos, mobiliário, fotografias vintage, filmes, tapeçarias, pinturas, esculturas e livros do próprio Le Corbusier. Em exibição estão também trabalhos importantes dos seus colaboradores e de artistas seus contemporâneos, tais como Charlotte Perriand, Jean Prouvé, Fernand Léger e Amédée Ozenfant.

A exposição mostra como o trabalho de Corbusier mudou radicalmente ao longo dos anos, desde as suas primeiras casas inspiradas no vernáculo regional da sua terra natal na Suiça, à arquitectura e interiores puristas pelos quais ele é mais conhecido, passando pelo seu traçado para Paris na década de 1920, pela mudança para formas orgânicas na década de 1930, pela síntese dinâmica conseguida entre a sua arte e arquitectura como exemplificado pela sua capela em Ronchamp (1950-55), até aos seus edifícios civis em Chandigarh, na Índia (1952-64).

Em destaque estão: uma monumental pintura mural, “Femme et coquillage IV” (1948), proveniente do seu escritório da Rues de Sèvres em Paris; uma reconstrução do seu Plano para Paris (1925); uma cozinha original da sua famosa “Unité d’habitation” em Marselha (1947-50); e maquetas originais de alguns dos seus projectos mais importantes.

Com esta grandiosa mostra, a Barbican Gallery salienta a ligação entre diferentes artes, acompanhando-a de um programa completo de concertos, filmes e palestras, incluindo um dia dedicado ao compositor Iannis Xenakis, que trabalhou como arquitecto no atelier de Le Corbusier. A exposição oferece também uma oportunidade única para observar a influência da arquitectura de Le Corbusier numa área da galeria, desenhada por Chamberlin, Powell e Bonn no final da década de 1950.


LE CORBUSIER

Charles-Edouard Jeanneret nasceu em 1887 em La Chaux-de-Fonds, na Suíça. Estudou Arte na sua cidade natal e depois estagiou por dois anos no estúdio parisiense de Auguste Perret. Viajou para a Alemanha, onde colaborou com nomes famosos da arquitectura naquele país, como Peter Behrens. Em Atenas, analisou o Partenon e outros edifícios da Grécia antiga e ficou impressionado com o uso da razão áurea pelos gregos clássicos. O livro "Vers une Architecture" mostra uma nova forma da arquitectura baseada em muitos edifícios antigos que incorporam a razão de ouro, uma proporção matemática considerada harmónica e agradável à visão.

Entre 1942 e 1948, Le Corbusier desenvolveu um sistema de medição que ficou conhecido por «Modulor». Baseado na razão de ouro dos gregos antigos, nos números do matemático Fibonacci e nas dimensões médias humanas (dentro das quais considerou 183 cm como altura standard), o Modulor é uma sequência de medidas proporcionais que divide equilibradamente o corpo humano e que Le Corbusier usou para encontrar harmonia nas suas composições arquitecturais e pictóricas. O Modulor foi publicado em 1950 e depois do seu enorme sucesso, Le Corbusier publicou, em 1955, o «Modulor 2».

Sem comentários: