Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

HOMENAGEM A ANDRÉ COURRÈGES




Hoje prestamos homenagem a André Courrèges, um dos ícones da moda francesa do século XX, que popularizou a minissaia e as calças para mulher, peças de roupa simbólicas da revolução juvenil e da emancipação feminina da década de 1960. Courrèges faleceu no passado dia 7 de janeiro, aos 92 anos, mas o seu nome continuará a ser sinónimo de genialidade.

André Courrèges nasceu na cidade de Pau, no sul de França, em março de 1923.
"Atlético e apaixonado pela luz", estudou engenharia civil na l’Ecole des Ponts et Chaussées, familiarizando-se com os conceitos arquitetónicos. Em 1945, mudou-se para Paris, onde conheceu, quatro anos depois, o grande mestre de Alta Costura, Cristóbal Balenciaga, com quem trabalhou durante 11 anos. Em 1961, abriu a sua própria casa de moda.

Sempre ligado à arquitetura, talvez por influência do seu mestre Balenciaga - considerado o arquiteto da moda -, Courrèges celebrizou-se pelo seu estilo puro e minimalista, trabalhando as suas coleções a partir de linhas retas, formas geométricas, blocos de cor e um apurado equilíbrio técnico e artístico.

Visionário, antecipou muitas ideias, como a praticidade e o conforto da moda do futuro. "Hoje, a mulher é igual ao homem, trabalha, tem mil afazeres. Por isso é preciso facilitar a sua vida e aproveitar todo o avanço tecnológico que traz esta facilidade", afirmou o criador no início da década de 1960.

Na primavera de 1964, provocou a conhecida "revolução Courrèges" com a apresentação de uma coleção futurista, apelidada como "space age". O espírito jovem da época ficou imortalizado nas suas "moon girls", vestidas de branco e prata, cores fluorescentes e materiais sintéticos.

A tecnologia, as viagens espaciais e o futuro eram as principais inspirações de André Courrèges, que imaginava a mulher do ano 2000 (nos anos 60, o ano 2000 representava o futuro) andrógina e espacial, sempre vestida com roupas plásticas e metalizadas, minissaias, botas rasas de cano baixo (as famosas botas go-go) e grandes óculos. Ao contrário do que muitos acreditam, foi Courrèges que diminuiu o comprimento das saias até se tornarem minis e não a criadora inglesa Mary Quant, que apenas as ajudou a difundir e popularizar.

As suas criações inovadoras foram um enorme sucesso durante várias décadas, mas foram perdendo o brilho até que, em 1994, Courrèges decidiu retirar-se das passerelles.

O grande nome da moda dos anos 60 continuará a ser sinónimo de genialidade.

R.I.P André Courrèges.

Sem comentários: