Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 27 de agosto de 2009

FILMES INÉDITOS DE GUY BOURDIN NO BON MARCHÉ EM PARIS

Guy Bourdin, o fotógrafo de moda que ficou conhecido pelo seu olhar único, que misturava moda e glamour em cenas que evocavam violência, morte, sexualidade e surrealismo, quis que todo o seu acervo fosse destruído após a sua morte, mas o seu desejo não foi atendido. Entre 18 de Setembro e 29 de Outubro, o seu trabalho vai ser exposto ao público na mostra "Guy Bourdin, ses films", que será apresentada na department store parisiense Bon Marché.

Os filmes, produzidos entre as décadas de 1960 e 1980, serão projectados em telas móveis em salas escuras, inspirados na ideia de que o trabalho de Bourdin era captado “acidentalmente”.

Em 2003, o V&A Museum apresentou uma enorme retrospectiva sobre o trabalho de Guy Bourdin e convidou o Showstudio para editar alguns dos seus filmes, que pode ver aqui.


Guy Bourdin nasceu em Paris, a 2 de Dezembro de 1928. Aos 18 anos, conheceu Lucien Henry, um negociante de arte, e decidiu dedicar-se ao desenho e à pintura. Após cumprir o serviço militar, em Dakar, voltou a Paris, onde continuou a desenhar e a pintar. O rumo da sua vida mudou quando viu uma fotografia de Edward Weston, intitulada Pepper (1930), que alterou a sua percepção do ambiente. Man Ray foi a sua maior influência.

A primeira exposição de fotografia de Guy Bourdin data de 1952. Aos 27 anos, foi convidado a trabalhar na Vogue, onde se estreou com 4 páginas de fotografias de chapéus. A sua audácia determinou imediatamente a direcção do seu estilo como fotógrafo. Francine Crescent, editora de acessórios da revista, sugeriu o nome de Bourdin para fotografar as campanhas publicitárias da empresa Charles Jourdan. Apesar das primeiras fotos terem sido consideradas chocantes, a partir de 1967 as suas campanhas passaram a ser muito apreciadas e aguardadas pela imprensa. A sensibilidade de Bourdin era considerada mais obscura e misteriosa do que a de Helmut Newton, outro conceituado fotógrafo.

Em meados da década de 1980, Bourdin entrou em declínio. A fotografia de moda começou a voltar-se para um estilo mais naturalista e a Vogue começou a recusar o seu trabalho. A sua década dourada tinha chegado ao fim.

Bourdin passou grande parte do seu tempo a pintar telas que nunca terminou. Falou muitas vezes em expor o seu trabalho ou produzir um livro, mas nunca o fez. Esforçava-se ao máximo para tornar as suas imagens tão perfeitas quanto possível, mas assim que eram publicadas deixava de se interessar por elas. Morreu a 29 de Março de 1991, aos 62 anos.

Sem comentários: