Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PRADA TRANSFORMER RECEBE NOVA EXPOSIÇÃO

O espaço Prada Transformer foi “transformado” pela terceira vez e é agora uma galeria de arte contemporânea.

A estrutura tetraédrica composta por quatro formas diferentes – hexágono, cruz, rectângulo e círculo – que foi desenhada pelo arquitecto Rem Koolhaas de modo a que os pavimentos se possam transformar em paredes e as paredes em tectos está actualmente localizada junto ao palácio Gyeonghui, em Seul, na Coreia do Sul, e acolhe até ao próximo dia 13 de Setembro uma mostra de trabalhos da artista sueca Nathalie Djurberj, intitulada “Turn Into Me”.

Nathalie Djurberj, vencedora do segundo prémio para 'Promissing Young Artist' na Bienal de Veneza deste ano, cria curtas-metragens de animação com a técnica de stop-motion. Muitos dos trabalhos agora em exibição foram apresentados em 2008 na Fondazione Prada, em Milão, e segundo o WWD abordam temas intensos como a violência, a sexualidade, o sadismo, a crueldade, a morte e a brutalidade. Imagens grotescas de ossos, corpos abertos e cadáveres a serem devorados por insectos dominam as animações. A artista customizou também o interior do espaço expositivo, grafitando as paredes do Prada Transformer com desenhos que evocam pinturas rupestres, criando espaços menores para a projecção de cada filme. Germano Celant, director da Fondazione Prada, descreve a exposição como “um jogo de ping-pong entre arquitectura, arte e música”.

O Prada Transformer tem 4 planos que podem ser alternados, rodando a estrutura com uma grua, e cada um deles está pensado para que o espaço assuma uma determinada função. Consoante a face que fica na parte superior, o edifício transforma-se num cinema, numa galeria de arte ou numa sala de desfiles. O espaço inaugurou em Abril com a exposição itinerante ‘Waist Down – Skirts by Miuccia Prada’ e no final de Maio foi rodado e transformado numa sala de cinema, para receber o festival de “Flesh, Mind and Soul”. Prada ainda não sabe que evento o Prada Transformer irá acolher a seguir, mas já confirmou que não será um desfile de moda.

IMAGENS:
Nathalie Djurberj, “Turn Into Me”

Sem comentários: