Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






segunda-feira, 27 de maio de 2013

FOTOGRAFIAS DE ERWIN BLUMENFELD EM EXIBIÇÃO NA SOMERSET HOUSE


Erwin Blumenfeld (1897-1969) foi um dos fotógrafos de retratos e de moda mais reconhecidos nas décadas de 1940 e 1950. As principais revistas americanas, incluindo a Vogue e a Harper’s Bazaar, contrataram-no pelas suas imagens altamente criativas e singulares. 100 dessas coloridas e originais fotografias estão agora em exibição na Somerset House, em Londres, numa grandiosa mostra intitulada “Blumenfeld Studio: New York, 1941 – 1960”, que foca a carreira de Erwin Blumenfeld em Nova Iorque e celebra a sua capacidade para elevar a moda à condição de arte. Patente ao público até 1 de setembro, a exposição inclui fotografias de moda, campanhas publicitárias, retratos de personalidades, cartazes e trabalho experimental, assim como filmes de moda do início da década de 1960.

Depois de sair de França em 1941 para se estabelecer em Nova Iorque, o fotógrafo de origem alemã foi imediatamente contratado pela Harper’s Bazaar, colaborando com Carmel Snow e Diana Vreeland nas produções de moda da revista. Após três anos de trabalho, Blumenfeld tornou-se um dos fotógrafos mais famosos e bem pagos na área da moda, com o New York Times a distingui-lo como "um líder excecional da fotografia criativa".

Erwin Blumenfeld colaborou durante 15 anos com a Vogue americana e Alexander Liberman, fotografando mais de cinquenta capas da revista. Trabalhou também regularmente com outras publicações de moda americanas, como Cosmopolitan e Life Magazine, e fotografou campanhas publicitárias para grandes marcas de moda e beleza, incluindo Dior, Elizabeth Arden, Max Factor, L'Oréal e Helena Rubenstein.

Extremamente criativo, e opondo-se frequentemente aos códigos convencionais da fotografia, Erwin Blumenfeld desenvolveu o seu próprio estilo, usando fotomontagem, solarização, slides coloridos, entre outras técnicas. Desde o início da sua carreira, foi profundamente influenciado pela ideia da fotografia como arte, desejando ser respeitado como um artista de vanguarda, mais do que como um fotógrafo de moda.


“BLUMENFELD STUDIO: NEW YORK, 1941 – 1960”

SOMERSET HOUSE
Strand, London WC2R 1LA


FOTOS (da esquerda para a direita):
1 – Lilian Macusson, capa Vogue, janeiro 1951
2 – Moda verão, Vogue, 1953
3 – Grace Kelly, Cosmopolitan, 1955
4 – Evelyn Tripp, Vogue, novembro 1949
5 – Capa Vogue, março 1945



Sem comentários: