quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O OLIMPO DE KARL LAGERFELD

Karl Lagerfeld encontrou nos deuses romanos e gregos a inspiração para ilustrar o calendário Pirelli 2011. Para esta 38ª edição da exclusiva publicação que surpreende anualmente com imagens que são verdadeiras obras de arte, o designer e fotógrafo convidou 15 modelos femininos, 5 modelos masculinos e a actriz Julianne Moore para encarnar 24 personagens da mitologia greco-romana. Karl Lagerfeld define esta série de fotografias como uma versão visual da ilíada de Homero, uma homenagem ao amor pela juventude, à beleza e ao culto pelo corpo.

As fotografias são todas a preto e branco, fazendo com que os modelos pareçam esculturas mais do que pessoas de carne e osso. Através do fundo negro e do contraste e jogo de luzes, Karl Lagerfeld realça o corpo, fazendo referência à arte e aos cânones de beleza clássicos.

Para o designer, hoje os modelos e actores ocupam o lugar das divindades e dos heróis clássicos e representam o novo ideal de beleza. Assim, no calendário, Julianne Moore encarna Hera, deusa da família e do ciúme; Brad Kroenig é Zeus, deus do céu e do trovão; Lara Stone assume o papel de Afrodita, deusa da beleza e do amor; e Jeniel Williams é Hades, deus do submundo e dos mortos. Elisa Sednaoui aparece como Flora, deusa da Primavera e das flores; enquanto Magdalena Frackowiak encarna Atenea, deusa da sabedoria e da paz. Daria Werbowy surge como Artemis, deusa da caça e da lua; Abbey Lee Kershaw como Eurídice, deusa da justiça; Natasha Poly personifica Melpomene, deusa da tragédia; e Baptiste Giabiconi é Apolo, deus do Sol.

Através desta temática, Karl Lagerfeld confirma a sua paixão pelo corpo.

1 comentário: