quarta-feira, 16 de abril de 2014

MUSEU BALENCIAGA E MUSEU DO TRAJE DE MADRID PRESTAM HOMENAGEM A CRISTÓBAL BALENCIAGA


O Museu do Traje de Madrid e o Museu Cristóbal Balenciaga de Getaria iniciaram uma parceria para permutar as suas peças e mostrar em exposições paralelas as magníficas criações de Cristóbal Balenciaga. Assim, o museu madrileno acolhe agora peças que integraram a exposição inaugural do museu Cristóbal Balenciaga, enquanto que este recebe outras criações históricas para a sua nova exposição “El Arte de Balenciaga”.

“El Arte de Balenciaga” tem como objetivo mostrar as principais influências artísticas e estéticas que determinaram a obra do genial criador de Alta Costura, que acreditava que: "um bom costureiro deve ser um arquiteto para a forma, um pintor para a cor, um músico para a harmonia e um filósofo para a medida." Em exibição estão sessenta das suas mais emblemáticas criações, vinte das quais nunca anteriormente expostas, assim como nove grandes reproduções de obras de pintores que inspiraram o criador, como Zurbarán, Velázquez, Goya, Sorolla, Zuloaga, Picasso e Juan Gris.

Por outro lado, para comemorar o seu 10º aniversário, o Museu do Traje de Madrid dedica a sua nova exposição à vida e obra do famoso criador de moda espanhol, desde o inicio da sua carreira até às suas últimas criações. “Cristóbal Balenciaga: La visión del genio, la técnica del maestro” foi a mostra inaugural do Museu Balenciaga em 2011 e estará patente no Museu do Traje de Madrid até 5 de abril de 2015.

Duas mostras imperdíveis para os admiradores do trabalho deste grande mestre da Alta Costura, que inspirou criadores como Oscar de la Renta, André Courrèges, Emanuel Ungaro e Hubert de Givenchy, entre muitos outros.

Sem comentários: