Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






segunda-feira, 7 de abril de 2014

“SOPHIA” – A SOBREMESA DE NUNO BALTAZAR




A par da gastronomia, o Astória pretende celebrar a arte e a cultura. Exposições de arte, concertos de música, parcerias com designers portugueses são algumas das iniciativas promovidas pelo restaurante portuense para homenagear o talento de artistas nacionais e dinamizar a oferta cultural no centro histórico do Porto. Assim, surge “Fashion Pastry by…”, uma iniciativa que alia a gastronomia à moda e que na sua 3ª edição tem como convidado Nuno Baltazar. O designer uniu o seu talento ao do Chef Pedro Sequeira e criou “Sophia”, uma sobremesa que mistura mousse de rosas com gelatina de vinho do Porto, crocante de chocolate e pétalas de rosa cristalizadas.

Inspirada no universo imaginário de Sophia de Mello Breyner Anderson, “Sophia” tem como elemento-chave as pétalas de rosa, em representação da natureza simultaneamente perfeita e misteriosa, narrada pela poetisa portuense. A ligação à cidade do Porto é ainda vincada pela gelatina de vinho do Porto que serve de base à sobremesa. Por fim, um crocante de chocolate envolve a mousse de rosas, conferindo-lhe textura e contraste de sabores.

Nuno Baltazar descreve a sobremesa como sendo “feminina, elegante, mas simultaneamente dramática e surpreendente”, tal como as suas criações de moda. “Tentei transpor para a sobremesa a mesma linguagem e inspiração das minhas coleções, aliás, há uma forte relação com a nova coleção outono/inverno 2014/2015: desde logo, na homenagem a Sophia de Mello Breyner, mas também na paleta de tons e na dimensão tridimensional.”

A sobremesa “Sophia” faz parte da carta do restaurante Astória desde 7 de abril, permanecendo até ao final do Verão.

Sem comentários: