segunda-feira, 7 de abril de 2014

“SOPHIA” – A SOBREMESA DE NUNO BALTAZAR




A par da gastronomia, o Astória pretende celebrar a arte e a cultura. Exposições de arte, concertos de música, parcerias com designers portugueses são algumas das iniciativas promovidas pelo restaurante portuense para homenagear o talento de artistas nacionais e dinamizar a oferta cultural no centro histórico do Porto. Assim, surge “Fashion Pastry by…”, uma iniciativa que alia a gastronomia à moda e que na sua 3ª edição tem como convidado Nuno Baltazar. O designer uniu o seu talento ao do Chef Pedro Sequeira e criou “Sophia”, uma sobremesa que mistura mousse de rosas com gelatina de vinho do Porto, crocante de chocolate e pétalas de rosa cristalizadas.

Inspirada no universo imaginário de Sophia de Mello Breyner Anderson, “Sophia” tem como elemento-chave as pétalas de rosa, em representação da natureza simultaneamente perfeita e misteriosa, narrada pela poetisa portuense. A ligação à cidade do Porto é ainda vincada pela gelatina de vinho do Porto que serve de base à sobremesa. Por fim, um crocante de chocolate envolve a mousse de rosas, conferindo-lhe textura e contraste de sabores.

Nuno Baltazar descreve a sobremesa como sendo “feminina, elegante, mas simultaneamente dramática e surpreendente”, tal como as suas criações de moda. “Tentei transpor para a sobremesa a mesma linguagem e inspiração das minhas coleções, aliás, há uma forte relação com a nova coleção outono/inverno 2014/2015: desde logo, na homenagem a Sophia de Mello Breyner, mas também na paleta de tons e na dimensão tridimensional.”

A sobremesa “Sophia” faz parte da carta do restaurante Astória desde 7 de abril, permanecendo até ao final do Verão.

Sem comentários: