quarta-feira, 2 de abril de 2014

V&A MUSEUM PRESTA HOMENAGEM À MODA ITALIANA


A Moda Italiana é o tema da próxima grande exposição do Victoria & Albert Museum, em Londres, que estará patente ao público entre 5 de abril e 27 de julho. “The Glamour of Italian Fashion 1945-2014” foca a influência da moda italiana desde o final da Segunda Guerra Mundial até à atualidade, reunindo cerca de 100 coordenados e acessórios das principais casas de moda do país, incluindo Simonetta, Pucci, Sorelle Fontana, Valentino, Gucci, Missoni, Giorgio Armani, Dolce & Gabbana, Fendi, Prada e Versace.

Além destes grandes nomes, a mostra vai destacar igualmente o trabalho de criadores menos conhecidos que também tiveram um impacto considerável na indústria - como Sorelle Fontana e Mila Schön - assim como a influência que os filmes de Hollywood filmados em Itália durante os anos 1950 e 1960 tiveram sobre a moda. Estrelas como Audrey Hepburn e Elizabeth Taylor tornaram-se embaixadoras da moda italiana, fomentando o interesse internacional pelo “Made in Italy”.

Ao longo dos anos 1950 e 1960, a economia de Itália cresceu rapidamente, impulsionada, em parte, pelos setores da moda e têxtil. Nos anos seguintes, apesar da instabilidade social e política, a indústria de moda do país floresceu. A partir do início da década de 1970, o pronto-a-vestir popularizou-se e Milão - com a sua imprensa de moda, indústria publicitária e fábricas de vestuário e têxteis - tornou-se a nova capital da moda de Itália.

'Made in Italy' foi uma forte campanha de marketing que celebrou uma diversidade de produtos premium: moda, cinema, arte, comida, turismo, design. Esta campanha de promoção internacional prolongou-se durante várias décadas e 'Made in Italy' tornou-se um distintivo de estilo.

A exposição, patrocinada pela Bulgari, terminará com uma série de entrevistas filmadas a figuras-chave da indústria de moda italiana, com o objetivo de discutir o seu futuro.



FOTOS (da esquerda para a direita):
1 - Valentino com modelos em Roma, Julho 1967. Cortesia: The Art Archive / Mondadori Portfolio / Marisa Rastellini.
2 - Elizabeth Taylor usando uma joia Bulgari, Veneza, 1967
3 / 4 - Vestido de noite e casaco bordados, criações de Mila Schön, 1966
5 - Vestido de noite em seda desenhado por Roberto Capucci, 1987-1988
6 - Fato, Gianni Versace, 1986


Sem comentários: