Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 5 de junho de 2014

RETROSPETIVA DE DAVID BOWIE EM BERLIM


A grande retrospetiva da vida e obra de David Bowie apresentada em 2013 no V&A Museum instala-se agora no museu Martin-Gropius-Bau, em Berlim. Patente até 10 de agosto, a exposição explora o processo criativo e as mudanças de estilo do famoso músico e ícone cultural.

Freddie Mercury, Michael Jackson e outros reis do pop revolucionaram todos a moda do seu tempo. Mas David Bowie foi um dos que mais se distinguiu, pela sua capacidade singular de transformação e adaptação a diferentes épocas e estilos. O cantor, nascido em Brixton, experimentou as maquilhagens mais inusitadas e as roupas mais inesperadas. Na década de 1970 encarnou um alter ego chamado Ziggy Stardust e destacou-se pelo visual andrógino e muito particular: o cabelo extravagante, a tez lívida, as roupas com estampagens hipnóticas. "Fora dos palcos sou um robot. No palco adquiro emoção. Provavelmente é por isso que prefiro vestir-me como Ziggy do que como David", afirmou o artista.

A exposição agora patente no museu Martin-Gropius-Bau explora as colaborações de David Bowie com vários artistas e criativos das áreas da moda, música, teatro, arte e cinema. Em exibição estão mais de 300 objetos, incluindo os bodysuits desenhados por Freddie Burretti, trechos de filmes e performances ao vivo, vídeos de música e projetos de set design criados para a digressão Diamond Dogs (1974), assim como vários objetos pessoais do cantor, incluindo storyboards, letras manuscritas, esboços, partituras musicais e excertos do seu diário.


FOTOS (da esquerda para a direita):
1 - Fotografia para capa do álbum “Aladdin Sane”, 1973. © Brian Duffy
2 - Bodysuit para álbum Aladdin Sane, 1973. Design: Kansai Yamamoto. © Masayoshi Sukita
3 - Fotografia original para capa do álbum “Earthling”, 1997. Design: Alexander McQueen em colaboração com David Bowie. © Frank W Ockenfels 3



Sem comentários: