Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 3 de junho de 2015

ILUSTRAÇÕES DE MODA EM EXIBIÇÃO NO RIJKSMUSEUM DE AMESTERDÃO


Entre 12 de junho e 27 de setembro, o Rijksmuseum, em Amsterdão, apresenta “New for Now: The Origin of Fashion Magazines”, uma exposição que explora o desenvolvimento das revistas de moda. Antes do advento da fotografia, a moda era vista e divulgada através de ilustrações. Desenhos primorosamente coloridos que retratavam um ou vários modelos vestidos com as criações de grandes criadores de moda. Por esse motivo, as ilustrações são consideradas as precursoras das atuais revistas de moda.

Concebida pelo designer Christian Borstlap, em colaboração com os ilustradores de moda Piet Paris e Quentin Jones, a exposição “New for Now: The Origin of Fashion Magazines” documenta as alterações ocorridas na moda masculina e feminina desde o ano 1600 até à primeira metade do século XX, bem como o desenvolvimento das revistas de moda.

A origem das revistas de moda

Os editores de ilustrações de moda fizeram tudo para tornar o seu produto o mais atraente possível. Contrataram ilustradores qualificados, alguns dos quais vieram a tornar-se especialistas na área, verdadeiros 'ilustradores de moda'. O truque era retratar os modelos nas ilustrações o mais habilmente possível e com um grande sentido de elegância. Posteriormente, o chamada "colorista" adicionava à mão as cores a cada imagem.

“New for Now: The Origin of Fashion Magazines” apresenta ilustrações do designer de moda Paul Poiret, entre outros. O seu statement “Fashion is Art” marcou o início de uma nova era. Paul Poiret apresentou as suas criações em duas séries de ilustrações de cores brilhantes, que serviram de inspiração a várias revistas de moda.




Sem comentários: