quarta-feira, 24 de junho de 2015

“KARL LAGERFELD. MODEMETHODE” – A MAIOR RETROSPETIVA DA OBRA DE KARL LAGERFELD


Karl Lagerfeld é um dos criadores de moda mais reconhecidos em todo o mundo. A sua grandiosa obra representa um capítulo importante da história da moda dos séculos XX e XXI e é o tema da retrospetiva “Karl Lagerfeld. Modemethode”, que está patente até 13 de setembro de 2015 no “Art and Exhibition Hall of the Federal Republic of Germany”, em Bonn.

Karl Lagerfeld é conhecido por dar uma nova vida a formas clássicas e por reinventar-se continuamente. Desde o início da sua carreira em 1955, tem trabalhado para grandes casas de luxo, como Balmain, Patou, Fendi, Chloé, Karl Lagerfeld e Chanel. Diretor criativo da Chanel desde 1983, é considerado pelos especialistas como o único sucessor legítimo da fundadora da casa, Gabrielle Coco Chanel. A par do seu trabalho para a Chanel, desenha duas a quatro coleções por ano para a casa italiana Fendi, além da sua marca homónima.

No início dos anos 1960, Karl Lagerfeld percebeu que o futuro da moda não podia restringir-se somente à Alta Costura e passou a dedicar-se também ao pronto-a-vestir: “A moda que não passa pela rua não é moda”, afirmou. Além de roupa, Lagerfeld desenha também uma vasta gama de acessórios para acompanhar as suas coleções. Igualmente progressista em matéria de distribuição e comercialização, ele defende uma mudança de paradigma na indústria da moda. Desde os anos 1990, tem complementando o seu trabalho para marcas de luxo com colaborações com empresas que produzem moda para um público mais massificado. Em 2004, foi o primeiro designer a criar uma coleção exclusiva para a H&M, dando início a uma série de colaborações de sucesso entre a marca sueca e grandes nomes da moda internacional.

Com curadoria de Amanda Harlech, colaboradora de longa data do kaiser, “Karl Lagerfeld. Modemethode” mostra como o criador pensa em cada detalhe das suas coleções, desde o esboço inicial até à peça de roupa final, os acessórios, a definição da cenografia e música dos desfiles, as fotografias e o design gráfico dos materiais de imprensa, as campanhas de publicidade, os catálogos, as montras das lojas. Tudo é pensado ao pormenor por Karl Lagerfeld.



FOTOS: © Albrecht Fuchs

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