A campanha de comunicação deste ano da Havaianas, intitulada «Brazilian Cuts», presta tributo à cultura brasileira, exibindo os seus diferentes aspectos aos mais de 60 países onde a marca está presente.
A campanha é composta por três anúncios, todos eles resultantes de combinações de imagens de havaianas com elementos universalmente brasileiros e outros menos conhecidos. O primeiro anúncio, que tem como tema central o futebol, mostra o estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, os festejos em forma de dança dos jogadores, os calçadões das praias do Rio de Janeiro e a exuberância natural desta cidade, formando uma forte composição de imagens que reflecte a paixão do Brasil pelo futebol e pelo estilo de vida carioca.
No segundo anúncio, o elemento central é a cantora e actriz luso-brasileira Carmen Miranda, um dos ícones mais conhecidos do Brasil, cujo comportamento extravagante cedo conquistou o mundo. Famosa por usar grandes turbantes com frutas e objectos exóticos, é considerada a precursora do Tropicalismo, um movimento cultural brasileiro que surgiu no final da década de 1960.
A terceira imagem da campanha faz referência à literatura popular brasileira, mostrando os chamados “cordéis”: brochuras impressas em papel rústico com ilustrações xilográficas, cujos temas retratam quase sempre a austeridade da vida no Nordeste do Brasil. (começaram por ser expostos para venda pendurados em cordas, daí o nome “cordel”).
O centro da página foi o ponto de partida para as representações gráficas, que transmitem, assim, a impressão de que vão sair da página. A sua produção resultou de um trabalho de artífice, rico em detalhes. Sem recorrer ao uso de computação gráfica, todas as imagens - a do jogador de futebol, a da baiana, a de Carmen Miranda e a do calçadão de Copacabana - foram produzidas, recortadas e juntas manualmente para poderem ser fotografadas.
A campanha retrata também a forte religiosidade e fé do povo brasileiro, através da famosa fita do Senhor do Bonfim, que é considerada um amuleto, sendo usada por pessoas de todas as idades, religiões e classes sociais, tal como as Havaianas.
A campanha tem também um website, www.braziliancuts.com, onde estão disponíveis pormenores, curiosidades e imagens reveladoras desta cultura tão rica.
A campanha é composta por três anúncios, todos eles resultantes de combinações de imagens de havaianas com elementos universalmente brasileiros e outros menos conhecidos. O primeiro anúncio, que tem como tema central o futebol, mostra o estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, os festejos em forma de dança dos jogadores, os calçadões das praias do Rio de Janeiro e a exuberância natural desta cidade, formando uma forte composição de imagens que reflecte a paixão do Brasil pelo futebol e pelo estilo de vida carioca.
No segundo anúncio, o elemento central é a cantora e actriz luso-brasileira Carmen Miranda, um dos ícones mais conhecidos do Brasil, cujo comportamento extravagante cedo conquistou o mundo. Famosa por usar grandes turbantes com frutas e objectos exóticos, é considerada a precursora do Tropicalismo, um movimento cultural brasileiro que surgiu no final da década de 1960.
A terceira imagem da campanha faz referência à literatura popular brasileira, mostrando os chamados “cordéis”: brochuras impressas em papel rústico com ilustrações xilográficas, cujos temas retratam quase sempre a austeridade da vida no Nordeste do Brasil. (começaram por ser expostos para venda pendurados em cordas, daí o nome “cordel”).
O centro da página foi o ponto de partida para as representações gráficas, que transmitem, assim, a impressão de que vão sair da página. A sua produção resultou de um trabalho de artífice, rico em detalhes. Sem recorrer ao uso de computação gráfica, todas as imagens - a do jogador de futebol, a da baiana, a de Carmen Miranda e a do calçadão de Copacabana - foram produzidas, recortadas e juntas manualmente para poderem ser fotografadas.
A campanha retrata também a forte religiosidade e fé do povo brasileiro, através da famosa fita do Senhor do Bonfim, que é considerada um amuleto, sendo usada por pessoas de todas as idades, religiões e classes sociais, tal como as Havaianas.
A campanha tem também um website, www.braziliancuts.com, onde estão disponíveis pormenores, curiosidades e imagens reveladoras desta cultura tão rica.
1 comentário:
Adorei esta matéria, esta bem escrita e me faz orgulhosa de ter um produto brasileiro tão bem apresentado ao mundo.
Gosto muito das metérias escritas por vocês. Parabéns!
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