Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 17 de junho de 2009

HAVAIANAS PRESTA TRIBUTO À CULTURA BRASILEIRA

A campanha de comunicação deste ano da Havaianas, intitulada «Brazilian Cuts», presta tributo à cultura brasileira, exibindo os seus diferentes aspectos aos mais de 60 países onde a marca está presente.

A campanha é composta por três anúncios, todos eles resultantes de combinações de imagens de havaianas com elementos universalmente brasileiros e outros menos conhecidos. O primeiro anúncio, que tem como tema central o futebol, mostra o estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, os festejos em forma de dança dos jogadores, os calçadões das praias do Rio de Janeiro e a exuberância natural desta cidade, formando uma forte composição de imagens que reflecte a paixão do Brasil pelo futebol e pelo estilo de vida carioca.

No segundo anúncio, o elemento central é a cantora e actriz luso-brasileira Carmen Miranda, um dos ícones mais conhecidos do Brasil, cujo comportamento extravagante cedo conquistou o mundo. Famosa por usar grandes turbantes com frutas e objectos exóticos, é considerada a precursora do Tropicalismo, um movimento cultural brasileiro que surgiu no final da década de 1960.

A terceira imagem da campanha faz referência à literatura popular brasileira, mostrando os chamados “cordéis”: brochuras impressas em papel rústico com ilustrações xilográficas, cujos temas retratam quase sempre a austeridade da vida no Nordeste do Brasil. (começaram por ser expostos para venda pendurados em cordas, daí o nome “cordel”).

O centro da página foi o ponto de partida para as representações gráficas, que transmitem, assim, a impressão de que vão sair da página. A sua produção resultou de um trabalho de artífice, rico em detalhes. Sem recorrer ao uso de computação gráfica, todas as imagens - a do jogador de futebol, a da baiana, a de Carmen Miranda e a do calçadão de Copacabana - foram produzidas, recortadas e juntas manualmente para poderem ser fotografadas.

A campanha retrata também a forte religiosidade e fé do povo brasileiro, através da famosa fita do Senhor do Bonfim, que é considerada um amuleto, sendo usada por pessoas de todas as idades, religiões e classes sociais, tal como as Havaianas.

A campanha tem também um website, www.braziliancuts.com, onde estão disponíveis pormenores, curiosidades e imagens reveladoras desta cultura tão rica.

1 comentário:

Anónimo disse...

Adorei esta matéria, esta bem escrita e me faz orgulhosa de ter um produto brasileiro tão bem apresentado ao mundo.
Gosto muito das metérias escritas por vocês. Parabéns!