Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 2 de abril de 2014

V&A MUSEUM PRESTA HOMENAGEM À MODA ITALIANA


A Moda Italiana é o tema da próxima grande exposição do Victoria & Albert Museum, em Londres, que estará patente ao público entre 5 de abril e 27 de julho. “The Glamour of Italian Fashion 1945-2014” foca a influência da moda italiana desde o final da Segunda Guerra Mundial até à atualidade, reunindo cerca de 100 coordenados e acessórios das principais casas de moda do país, incluindo Simonetta, Pucci, Sorelle Fontana, Valentino, Gucci, Missoni, Giorgio Armani, Dolce & Gabbana, Fendi, Prada e Versace.

Além destes grandes nomes, a mostra vai destacar igualmente o trabalho de criadores menos conhecidos que também tiveram um impacto considerável na indústria - como Sorelle Fontana e Mila Schön - assim como a influência que os filmes de Hollywood filmados em Itália durante os anos 1950 e 1960 tiveram sobre a moda. Estrelas como Audrey Hepburn e Elizabeth Taylor tornaram-se embaixadoras da moda italiana, fomentando o interesse internacional pelo “Made in Italy”.

Ao longo dos anos 1950 e 1960, a economia de Itália cresceu rapidamente, impulsionada, em parte, pelos setores da moda e têxtil. Nos anos seguintes, apesar da instabilidade social e política, a indústria de moda do país floresceu. A partir do início da década de 1970, o pronto-a-vestir popularizou-se e Milão - com a sua imprensa de moda, indústria publicitária e fábricas de vestuário e têxteis - tornou-se a nova capital da moda de Itália.

'Made in Italy' foi uma forte campanha de marketing que celebrou uma diversidade de produtos premium: moda, cinema, arte, comida, turismo, design. Esta campanha de promoção internacional prolongou-se durante várias décadas e 'Made in Italy' tornou-se um distintivo de estilo.

A exposição, patrocinada pela Bulgari, terminará com uma série de entrevistas filmadas a figuras-chave da indústria de moda italiana, com o objetivo de discutir o seu futuro.



FOTOS (da esquerda para a direita):
1 - Valentino com modelos em Roma, Julho 1967. Cortesia: The Art Archive / Mondadori Portfolio / Marisa Rastellini.
2 - Elizabeth Taylor usando uma joia Bulgari, Veneza, 1967
3 / 4 - Vestido de noite e casaco bordados, criações de Mila Schön, 1966
5 - Vestido de noite em seda desenhado por Roberto Capucci, 1987-1988
6 - Fato, Gianni Versace, 1986


Sem comentários: