Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






segunda-feira, 30 de junho de 2014

EXPOSIÇÃO DE ANDRÉ SARAIVA NO MUDE

Entre 4 de julho e 28 de setembro, o MUDE – Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo, em Lisboa, dedica uma grandiosa exposição ao universo criativo do artista francês de origem portuguesa, André Saraiva, figura cimeira do graffiti mundial.

Pensada e desenhada como uma grande instalação no piso 3 do MUDE, a exposição integra cerca de 200 peças que abrangem as diferentes expressões artísticas em que André Saraiva tem trabalhado, dando, assim, a conhecer a sua vasta obra.

A exposição será acompanhada por um catálogo profusamente ilustrado. André Saraiva pintará ainda sete pranchas de surf brancas, desenhadas e produzidas pelas empresas portuguesas Semente, Polen, Micasurfbo ards, X-Cult, Jobsite, SPOSurf, Ahua que integrarão o espólio do MUDE.

Também por ocasião da exposição, a centenária Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego vai oferecer à cidade de Lisboa um enorme mural de azulejos pintados à mão da autoria de André Saraiva. Com um comprimento total de 106 metros e 950 metros quadrados de área, o painel será colocado no muro do Jardim Boto Machado, junto à Feira da Ladra, Campo de Santa Clara. Além de se inserir na estratégia de promoção da arte pública e no programa de investigação, conservação e promoção do azulejo levados a cabo pela Câmara Municipal de Lisboa, esta obra - cuja colocação decorrerá entre setembro de 2014 e o início de 2015 - traduz um dos objetivos principais do MUDE, o de contribuir para a afirmação do design e da criatividade nacionais através do encontro entre designers e empresas.


ANDRÉ SARAIVA começou a trabalhar em graffiti em 1985 e nos anos noventa criou o “alter-ego” Mr.A, o famoso personagem de cabeça redonda, grande sorriso, olhos em forma de X e pernas lineares que se espalhou rapidamente pelas ruas de várias cidades europeias, habitando empenas de prédios, espaços devolutos, montras, fachadas e muros.

Desde então e sem perder a sua linguagem gráfica de origem, André Saraiva tem explorado outros territórios artísticos - instalação, pintura, serigrafia, curta-metragem, vídeo, etc - e colaborado com grandes marcas multinacionais, como Louis Vuitton, Levi’s, Moet & Chandon, Chloé, Chanel, Belvedere, Fendi, Cartier ou Givenchy, sendo considerado ‘um exemplo de como a linguagem marginal, irreverente e transgressora do graffiti foi sendo apropriada pelo sistema e pelas instituições’.

O resultado é um universo de objetos e produtos onde a sua linguagem irónica, descomprometida e sexual, por vezes subversiva, de cores vivas e contrastantes, faz a diferença. André Saraiva não abandonou, no entanto, as ruas, onde continua a deixar a sua marca através dos Love graffiti.




Sem comentários: