sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

FÓRUM "TECNOLOGIAS WEARABLE COMO PRÁTICA ARTÍSTICA"

Com o intuito de estimular a colaboração entre investigadores e criadores nos diversos domínios artísticos e encorajar o desenvolvimento de projectos de investigação no domínio das artes, o Clube Português de Artes e Ideias está a organizar o fórum AIA "Tecnologias Wearable como prática artística: mobilidade, comunicação e o corpo como interface", que inclui dois workshops para interessados em têxteis, trabalhos manuais ou tecnologias sensoriais e uma apresentação pública final com a presença de Teresa Almeida, Hannah Perner-Wilson e Mika Satomi. Os eventos decorrerão nos próximos dias 13 e 14 de Dezembro, no Clube Português de Artes e Ideias, em Lisboa.

No dia 13 de Dezembro, entre as 14h00 e as 19h00, decorrerá o 1º workshop - "Circuitos têxteis: uma introdução às tecnologias wearable" - com coordenação de Teresa Almeida (Lasalle College of Arts-Singapura). Serão abordadas as tecnologias wearable como circuitos têxteis, tecidos com propriedades de condução de corrente eléctrica e conceitos de electrónica básicos. Os participantes aprenderão a fazer um circuito têxtil, utilizando tecido de algodão, tecido Flectron®, linha de coser condutiva de electricidade, LED.

O 2º workshop, "Sensores têxteis feitos à mão", com coordenação de Hannah Perner-Wilson (MIT-EUA), terá lugar a 14 Dezembro, entre as 11h00 e as 18h00, e consistirá numa introdução a vários métodos para fazer sensores têxteis e circuitos à mão, tendo em atenção materiais e equipamentos de baixo custo. Os participantes aprenderão técnicas previamente desenvolvidas e serão encorajados a explorar novas combinações e a desenhar novas possibilidades. O objectivo é aprender a utilizar os materiais disponíveis e a adquirir novas técnicas de experimentação.

Seguir-se-á, às 18h30 de dia 14, a apresentação pública do fórum, com a presença de Teresa Almeida (PT), Hannah Perner-Wilson (EUA) e Mika Satomi (Universidade de Linz/Universidade de Zokei Tóquio-Áustria/Japão).


WORKSHOP 1: "CIRCUITOS TÊXTEIS: UMA INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS WEARABLE"
Domingo 13 de Dezembro 2009 // 14h00 – 19h00
20 Participantes (max)
Taxa de inscrição: 40 Euros (1 workshop) / 70 Euros (2 workshops)
Língua: Português
Pré-requisitos: Não é necessária experiência prévia. Os participantes devem levar para o workshop uma peça de roupa ou acessório que possa ser modificada (t-shirt, mala de mão, cachecol, etc.).

WORKSHOP 2: "SENSORES TÊXTEIS FEITOS À MÃO"
Segunda-feira 14 Dezembro 2009 // 11h00 – 18h00
15 Participantes (max)
Taxa de inscrição: 40 Euros (1 workshop) / 70 Euros (2 workshops)
Língua: Inglês
Pré-requisitos: A organização dá preferência a quem tiver experiência prévia em têxteis, trabalhos manuais, ou tecnologias sensoriais.

FÓRUM (APRESENTAÇÃO PÚBLICA): “TECNOLOGIAS WEARABLE COMO PRÁTICA ARTÍSTICA: MOBILIDADE, COMUNICAÇÃO, E O CORPO COMO INTERFACE”
Segunda 14 Dezembro 2009 // 18h30
Entrada Livre

Inscrições para os workshops através de geral@artesideias.com ou o 963784030.

Mais informações em http://www.artesideias.com/aia/sessao5.html

Sem comentários: