quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

FIGURINOS DE ANTÓNIO LAGARTO EM EXIBIÇÃO NO MUDE




“De Matrix a Bela Adormecida” é o titulo da exposição de figurinos de António Lagarto, que inaugura esta quinta-feira no piso 3 do MUDE – Museu do Design e da Moda | Coleção Francisco Capelo, em Lisboa. A mostra centra-se essencialmente no trabalho que o figurinista tem desenvolvido desde 1984, período durante o qual vem corporizando várias figuras do universo dramatúrgico não só nacional como internacional, vestindo os mais importantes atores, atrizes e bailarinos nacionais e internacionais.

Com o principal objetivo de dar a conhecer ao público a multiplicidade do trabalho de António Lagarto, assim como a sua criatividade e exigência estética, a exposição “De Matrix a Bela Adormecida” reúne cerca de 200 figurinos completos, desde trajos a adereços de cabeça, joias e sapatos, que marcam o seu longo e diversificado percurso e fazem a história dos figurinos e da cenografia dos últimos 50 anos. Em paralelo são expostas 30 fotografias que contextualizam o figurino na sua determinação de espaço envolvente.

Organizada em torno de 6 núcleos, “De Matrix a Bela Adormecida” revela o riquíssimo universo de referências de António Lagarto, da arquitetura à escultura/instalação, ao design, à literatura. A mostra estará em exibição até 29 de março de 2015.

FOTOS: © Luísa Ferreira


Sem comentários: