Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 18 de janeiro de 2011

RETROSPECTIVA YOHJI YAMAMOTO NO V&A MUSEUM

Entre 12 de Março e 10 de Julho de 2011, o Victoria & Albert Museum, em Londres, irá apresentar uma grandiosa retrospectiva do trabalho de Yohji Yamamoto, um dos mais influentes, enigmáticos e visionários designers de moda do mundo. Esta é a sua primeira grande exposição individual no Reino Unido e compreende as 80 criações mais representativas do seu trabalho, juntamente com uma cronologia multimédia que revela a sua enorme energia criativa.

A exposição é projectada pelo colaborador de longa data de Yamamoto, Masao Nihei. No espaço principal estarão expostas cerca de 60 peças de roupa de homem e senhora juntamente com a cronologia da carreira de Yamamoto. As restantes peças serão exibidas em manequins dispostos pelos corredores do museu, ao lado de vários tesouros do V&A.

Yohji Yamamoto, nascido em Tóquio em 1943, tornou-se internacionalmente conhecido no início da década de 1980, por desafiar os conceitos tradicionais de moda com as suas peças de roupa oversized, com aspecto inacabado e confeccionadas em materiais pouco utilizados em colecções de moda como o feltro ou o neoprene. Yamamoto fez parte de uma nova vaga de designers japoneses que surgiu nos anos 1980, juntamente com Rei Kawakubo e Issey Miyake, que conquistaram Paris com a sua nova estética andrógina. Yamamoto distinguiu-se também pelo uso invulgar de padrões, sentido de humor e frequente e hábil uso do preto, uma cor que ele descreve como “modesta e arrogante ao mesmo tempo”.

Sem comentários: