Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 5 de novembro de 2013

EXPOSIÇÃO DE FELIPE OLIVEIRA BAPTISTA NO MUDE


Até 16 de fevereiro de 2014, o MUDE - Museu do Design e da Moda, em Lisboa, dedica uma grandiosa exposição ao trabalho do designer de moda português, Felipe Oliveira Baptista.
Felipe Oliveira Baptista conquistou o Grand Prix do Festival de Hyères em 2002 e foi posteriormente agraciado com o prémio ANDAM (Association Nationale pour le Developpement des Arts de la Mode) e com uma bolsa do grupo LVMH (Louis Vuitton-Moet-Hennessy), que lhe possibilitaram lançar uma marca própria e apresentar a sua coleção durante a Semana de Moda de Paris. Atual diretor criativo da Lacoste, cargo que concilia com o desenvolvimento da sua marca homónima, Felipe Oliveira Baptista é o designer de moda português mais aclamado pela imprensa de moda internacional.

A exposição do MUDE, concebida como uma instalação que se afasta de um discurso cronológico, fechado e linear, propõe uma imersão no seu universo criativo. A cenografia com espelhos, que intersetam a galeria em diferentes ângulos e direções, oferece uma leitura multifacetada sobre o seu trajeto e obra.

A peça central da exposição intitula-se “Espelho da mente” (A Screen to the Brain) e é uma espécie de “cérebro tecnológico” que ao projetar imagens, desenhos, colagens, fotografias e notas, juntamente com fotos de desfiles e editoriais, permite viajar pelo imaginário de Felipe Oliveira Baptista, ao mesmo tempo que dá pistas para a compreensão das peças expostas e do processo criativo de cada coleção.

Em torno deste “cérebro”, são apresentadas 12 instalações que evidenciam 5 temáticas persistentes no seu percurso: proteção; novos uniformes e roupa de trabalho; revisitando os clássicos; geometrias variáveis; tecnologia vs natureza. Através destes núcleos, salienta-se a singularidade, autenticidade, coerência e qualidade do trabalho desenvolvido por Felipe Oliveira Baptista durante mais de 10 anos.

Uma mostra a não perder!


FOTOS: MUDE 2013 © Fernando Guerra


Sem comentários: