Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






segunda-feira, 14 de julho de 2014

A MODA DOS ANOS 1950 EM DESTAQUE NO PALAIS GALLIERA


A moda francesa da década de 1950 é o tema da exposição que inaugurou no passado dia 12 de julho, no Palais Galliera, em Paris. Patente ao público até 2 novembro, “Les années 50: La mode en France, 1947-1957” reúne cerca 100 emblemáticas criações dos grandes mestres da Alta Costura francesa, mostrando a evolução da silhueta feminina de 1947 a 1957: desde o nascimento do New Look até à morte de Christian Dior e a chegada de Yves Saint Laurent. Esta foi a idade de ouro da Alta Costura, quando Paris recuperou o seu título de capital mundial da moda.

Espartilhos, saias corola, sapatos point-toe, estampagens florais e listradas em cores vivas, saias lápis, cinturas de vespa, vestidos cocktail: era a Alta Costura dos anos 1950. Ao mesmo tempo, uma moda mais casual - blusas justas, calças pirata, jeans - começava a ser adotada por uma nova geração de criadores.

Em 1947, Christian Dior lançou a sua primeira coleção de Alta Costura. A guerra tinha chegado ao fim e com ela a imagem de "mulher soldado”. No seu lugar surgiu a "mulher-flor" de Christian Dior, com busto proeminente, cintura marcada e ancas arredondadas. Apelidada de "New Look" pela então editora chefe da Harper Bazaar, Carmel Snow, a "figura ampulheta” proposta por Dior começou por causar escândalo, pela quantidade de tecido necessária para a sua confeção, mas tornou-se rapidamente um sucesso e o símbolo da década.

Após o grande conflito mundial, a Alta Costura francesa começava a renascer pelas mãos de Jacques Heim, Chanel, Schiaparelli, Balenciaga, Jacques Fath, Pierre Balmain, Christian Dior, Jacques Griffe, Hubert de Givenchy e Pierre Cardin.

Mas o domínio da moda francesa não dependia apenas do prestígio destes grandes nomes sinónimos de luxo, elegância e originalidade, mas também do movimento revolucionário em direção ao pronto-a-vestir.

“Les années 50: La mode en France, 1947-1957” estará em exibição até 2 novembro, no Palais Galliera.

PALAIS GALLIERA
10, avenue Pierre I da Sérvia
75016 Paris.



FOTOS (da esquerda para a direita):

1, 2, 3 e 4 - Vestidos Christian Dior
5 - Vestido Lanvin
6 - Vestido Jacques Fath
7 - Redingote Jacques Fath

Sem comentários: