sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

THISWAY – UMA ALTERNATIVA AO AUTOMÓVEL

Andar de bicicleta em dias de chuva pode deixar de ser um problema, graças à nova criação do designer sueco Torkel Dohmers. Chama-se ThisWay e trata-se de um design inovador de velocípede com cobertura que visa proteger o ciclista do mau tempo. O objectivo do designer é encorajar mais pessoas a andarem de bicicleta, oferendo-lhes um veículo de duas rodas com algumas qualidades dos automóveis.

ThisWay é construída com materiais compostos, como carbono ou fibra de linho, e algum alumínio, o que a torna extremamente leve (aproximadamente 12 kg). Tem luzes LED na frente e retaguarda, controlos simples para facilitar a utilização e um pequeno porta-bagagem na parte posterior para guardar a mala de mão, o capacete ou os sacos das compras. O banco é ajustável em comprimento e altura, proporcionando flexibilidade e conforto a condutores de diferentes estaturas.

Já existem bicicletas com cobertura no mercado há vários anos, como os velomobiles ou HPVs (Human Powered Vehicles), mas para Torkel Dohmers o grande desafio deste projecto foi desenhar um modelo funcional, confortável e atractivo, que agradasse a ciclistas e não ciclistas. O designer quis oferecer alguma protecção contra o mau tempo, mas ao invés de desenhar um veículo totalmente fechado, similar a outros velomobiles, criou um modelo que além de ter atitude e um forte impacto visual permite ao condutor uma maior interacção com a área circundante.

ThisWay tem tudo para se tornar num produto comercial e para aliciar as pessoas a elegerem a bicicleta como meio de transporte dentro das cidades, apresentando-se como uma atraente e ecológica alternativa ao automóvel.

Sem comentários: