Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 6 de janeiro de 2009

JOHN GALLIANO RECEBE LEGIÃO DE HONRA DE FRANÇA

John Galliano não poderia começar melhor o ano de 2009. O presidente francês, Nicolás Sarkozy, condecorou o director criativo da casa Christian Dior com a Legião de Honra de França. Entre muitas outras personalidades, foram também distinguidas as actrizes Isabelle Huppert e Nathalie Baye, o cantor Alain Bashung e o futebolista Zinedine Zidane.

John Galliano integra, assim, a lista de designers cujo trabalho foi reconhecido com a mais alta condecoração francesa, como Giorgio Armani, Valentino, Sonia Rykiel, Azzedine Alaia ou Yves Saint Laurent. John Galliano assumiu a direcção artística da Givenchy em 1995, e mudou-se no ano seguinte para a Christian Dior, onde tem vestido mulheres tão importantes como a actual primeira-dama francesa, Carla Bruni. Paralelamente, continua a desenvolver a sua própria marca, John Galliano, lançada em 1984. Admirador de grandes costureiros como Madeleine Vionnet e Paul Poiret, é também ele mestre no corte e na confecção das suas criações, que são sempre um acontecimento em passerelle. Criativo, visionário, surpreendente, mediático e teatral, conjuga referências históricas com técnicas e materiais extremamente modernos.

Além de distinguir o trabalho notável que o criador inglês tem desenvolvido para a importante casa de moda francesa, esta condecoração presta também homenagem a um criador que demonstra a sua admiração por França desde o início da sua carreira, já que a primeira colecção de Galliano (com a qual se licenciou em 1983 pela Central Saint Martins School de Londres) foi inspirada na Revolução Francesa. John Galliano soma a Legião de Honra aos prémios de Designer Britânico do Ano, que ganhou em 1987, 1994 e 1995, e que em 1997 partilhou com Alexander McQueen, seu sucessor na direcção criativa da Givenchy.

Depois da condecoração de Giorgio Armani e Sonia Rykiel em Julho de 2008, França continua a distinguir os mais notáveis criadores de moda em 2009.

Sem comentários: