Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

MARIANO FORTUNY - O CRIADOR MULTIDISCIPLINAR

O Museo del Traje, em Madrid, realça a valiosa contribuição de Mariano Fortuny para o mundo da moda.

Mariano Fortuny y Madrazo nasceu com a Arte no sangue. O seu pai era o pintor espanhol Mariano Fortuny e a sua mãe, Cecilia de Madrazo, também provinha de uma conhecida família de artistas. Entre 11 de Fevereiro e 27 de Junho, o Museo del Traje dedica uma exposição ao trabalho deste criador multidisciplinar, cujas inovadoras criações enriqueceram a moda do seu tempo.

A exposição, intitulada “Inspiraciones – Mariano Fortuny” examina a incursão de Fortuny pelo design têxtil e pelo teatro, transportando o público para a romântica Belle Epoque e para o auge de uma sociedade dominada pela classe burguesa. Reúne um total de 130 peças, entre pinturas, gravuras, fotografias, têxteis e criações de moda pertencentes às colecções do Museo del Traje, do Museu Fortuny em Veneza, da Fundação Giorgio Cini em Veneza, bem como de várias colecções particulares. A exposição é complementada com peças provenientes do Museo del Prado, do Museo Arqueológico espanhol, da real Academia de Belas Artes de San Fernando, que ilustram as inspirações de uma das mentes mais criativas do século XX: Mariano Fortuny.


Inspiraciones – Mariano Fortuny

11 de Fevereiro – 27 de Junho de 2010

Museo del Traje, Madrid
Avenida de Juan de Herrera, 2 - Madrid

Sem comentários: