Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

TATE MODERN EXPÕE OBRA DE THEO VAN DOESBURG

A Tate Modern, em Londres, apresenta, até ao dia 16 de Maio, a primeira grande exposição no Reino Unido dedicada ao artista holandês e principal figura da vanguarda europeia, Theo van Doesburg.

Artista plástico, designer gráfico, poeta e arquitecto, Theo van Doesburg (Utrecht, 1883-Davos, 1931) foi um dos fundadores e líderes do movimento De Stijl, juntamente com Piet Mondrian. Este movimento artístico de pintores, arquitectos e designers procurou construir uma nova sociedade após a 1ª Guerra Mundial, defendendo um estilo internacional de arte e design baseado numa geometria rigorosa de planos horizontais e verticais. Theo van Doesburg e Piet Mondrian acreditavam que a arte devia reconciliar as grandes polaridades da vida - “Natureza e intelecto”. As ideias professas na Bauhaus beberam fortes influências destes artistas e intelectuais da Holanda.

Em 1908, Van Doesburg realizou a sua primeira exposição de pintura em Den Haag, enquadrando a sua arte no Naturalismo até 1916, quando inicia a sua etapa de abstracção. Em 1921, publicou a revista MECANO, um bom exemplo para a nova tipografia, e posteriormente os primeiros números da revista De Stijl, porta-voz do movimento neoplasticista. No período em que foi docente na Bauhaus de Weimar (1921-23), foi influenciado pela estética de Piet Mondrian. Em 1926, rompeu com este e escreveu um manifesto no qual explicava a arte elementarista. Na sua obra arquitectónica destacam-se o restaurante «Aubette», que construiu em Strassburg em colaboração com Cornelius van Eesteren (1926-28), e a sua casa-estudio de Val-Fleury, em Meudon (Hauts-de-Seine).

A exposição que está actualmente patente na Tate Modern, intitulada “Van Doesburg and the International Avant-Garde”, explora o papel de Van Doesburg como impulsionador do Neoplasticismo holandês, assim como a sua personalidade Dada, os seus esforços para influenciar a Bauhaus, as suas ligações com os construtivistas internacionais, e a criação do grupo Art Concret. Em exibição estão mais de 250 trabalhos (muitos deles nunca expostos no Reino Unido) de artistas importantes como Jean Arp, Constantin Brancusi, László Moholy-Nagy, Piet Mondrian, Francis Picabia, Kurt Schwitters e Sophie Taeuber, assim como composições / pinturas raramente expostas e criações de Van Doesburg para o Café Aubette em Estrasburgo, peças de mobiliário icónicas como a cadeira Red-Blue de Gerrit Rietveld, revistas, filmes, música, esculturas, etc.

Sem comentários: