Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 6 de dezembro de 2011

"MUDANÇA DE PARADIGMA"

"Mudança de Paradigma" é a primeira grande exposição da colecção do Museu de Arte Contemporânea – Fundação Serralves a ter lugar num museu espanhol. Até 8 de Janeiro de 2012, estão em exibição no MUSAC (Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León) mais de 80 obras de 62 artistas contemporâneos, provenientes da maior colecção de arte contemporânea portuguesa, que incidem sobre as décadas de 1960 e 1970, um período de profundas alterações na linguagem artística que conduziu ao novo contemporâneo.

Em meados dos anos 1960, num contexto de mudança social e política, assistiu-se a uma revolução na prática artística, tanto a nível da forma como do conteúdo. O conceito de criação artística de “vanguarda” foi alargado e a condição de objecto de arte redefinido como uma interacção com a vida e uma crítica da autonomia, da essência e da natureza introspectiva da arte, traduzida em experiências minimalistas. Nessa mudança de paradigma, deu-se uma intersecção de linguagens formais, sendo o cinema, o vídeo, a fotografia e o texto usados como plataformas para projectos conceptuais.

A exposição mostra ainda a convergência entre as obras de uma nova geração de artistas portugueses que surgiu durante este período e de vários artistas de todo o mundo, bem como entre as novas linguagens, formas e atitudes a que deram origem.


MUSAC (Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León)

Av. da. de los Reyes Leoneses, 24

24008 León – Spain

Sem comentários: