sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

VALENTIM QUARESMA DISTINGUIDO NO LIVRO “FUTURE FASHION”

Valentim Quaresma, um dos mais conceituados nomes da joalharia nacional, continua a dar provas do seu talento a nível internacional. Além de integrar múltiplas exposições, o seu trabalho tem sido destacado em várias revistas, jornais e publicações da especialidade e acaba de receber uma nova distinção no livro “FUTURE FASHION - Innovative Materials and Technology”, publicado pela Mao Mao Publications.

Da autoria de Macarena San Martín, “Future Fashion” aborda a moda do futuro e destaca os vários nomes que considera importantes nesta área. Valentim Quaresma faz parte dessa lista, ao lado de nomes tão importantes como Maison Martin Margiela, Sandra Backlund, Jum Nakao e muitos outros.

Referindo-se à colecção Work in Progress, com fotografias de Paulo Castanheira, a autora descreve no livro: “Esta colecção do Português Valentim Quaresma é uma fusão entre tecnologia e elementos mecânicos, com a qual ele cria acessórios que parecem ter sido criados pela própria natureza em si. O objectivo final é transmitir a sensação de que cada peça está em constante evolução e metamorfose: como a natureza e o tempo são determinantes na influência do desenvolvimento da vida orgânica, nas suas peças o progresso é obtido com uma pequena ajuda mecânica.
O criador também quis destacar o contraste entre passado e futuro com os materiais escolhidos para a colecção. Se por um lado, a ferrugem representa o passado - e isso dá uma sensação pós-destrutivo para a colecção - por outro lado, a prata representa o futuro".

Valentim Quaresma está, uma vez mais, de parabéns!

Sem comentários: