sexta-feira, 22 de novembro de 2013

365 BY OS BURGUESES




Da premissa “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” surge o novo projeto 365 desenvolvido por Eleutério e Mia, a dupla de criadores da marca Os Burgueses.

365 é um projeto work in progress, onde não existem coleções nem estações definidas, e que tem como ponto de partida a camisa clássica branca, a peça preferida da dupla. A dois ou em parceria com outros criativos e artistas, Eleutério e Mia pretendem agora explorar novos caminhos para esta peça icónica que tem marcado o seu trabalho enquanto designers. O objetivo é criar peças intemporais, acessíveis e disponíveis 365 dias por ano.

Em conversa com Pedro Eleutério e Mia Lourenço, ficámos a saber como surgiu o projeto 365 e quais os objetivos da dupla: “A ideia para o projeto surgiu de duas perspetivas que temos em relação à moda nacional. Somos constantemente questionados pelos preços praticados pela moda nacional e conscientes ou não do trabalho envolvido na criação de uma coleção de autor, a verdade é que muitas das pessoas que se interessam pelo nosso trabalho não têm dinheiro para o adquirir. Com este projeto queremos levar o nosso produto até junto de todos os interessados, a um preço “small cost”. Chamamos-lhe “small cost” pois queremos criar a tendência de peças de autor nacional a preços mais acessíveis, ao longo de todo o ano. Para alcançar este objetivo tivemos de nos focar numa só peça. Mas isso não foi impedimento criativo quando existe tanta paixão dentro da marca pela peça Camisa. E partindo de um ponto zero, a camisa branca clássica surge como ponto de partida e tela branca que, num sistema work in progress, pretendemos desconstruir e dar novos contornos. A segunda perspetiva é o sentimento que nos atormenta enquanto criativos e que se prende na rigidez das coleções em contraponto com todas as ideias que muitas das vezes acabam guardadas numa gaveta porque não encontram espaço no conceito daquela coleção específica. Este projeto surge também como um espaço para trabalhar ideias individuais que não têm de pertencer a uma coleção ou estação. E neste espírito surge o desejo de criar parcerias e sinergias com outros artistas para que a moda nacional ganhe movimento ao longo de 365 dias e não apenas duas vezes por ano. O público alvo deste projeto são todos os amantes de camisas quer sejam clássicas ou irreverentes e a quem a moda nacional não passa ao lado. Arrancámos com a nossa tela branca (“White Canvas”) na versão camiseiro masculino mas pretendemos para o próximo ano introduzir a versão feminina na família 365”.

Se a camisa branca é a sua peça de roupa de eleição, este projeto é para si! Conheça os produtos 365 na loja online www.365byosburgueses.myshopify.com




Sem comentários: