terça-feira, 5 de novembro de 2013

EXPOSIÇÃO DE FELIPE OLIVEIRA BAPTISTA NO MUDE


Até 16 de fevereiro de 2014, o MUDE - Museu do Design e da Moda, em Lisboa, dedica uma grandiosa exposição ao trabalho do designer de moda português, Felipe Oliveira Baptista.
Felipe Oliveira Baptista conquistou o Grand Prix do Festival de Hyères em 2002 e foi posteriormente agraciado com o prémio ANDAM (Association Nationale pour le Developpement des Arts de la Mode) e com uma bolsa do grupo LVMH (Louis Vuitton-Moet-Hennessy), que lhe possibilitaram lançar uma marca própria e apresentar a sua coleção durante a Semana de Moda de Paris. Atual diretor criativo da Lacoste, cargo que concilia com o desenvolvimento da sua marca homónima, Felipe Oliveira Baptista é o designer de moda português mais aclamado pela imprensa de moda internacional.

A exposição do MUDE, concebida como uma instalação que se afasta de um discurso cronológico, fechado e linear, propõe uma imersão no seu universo criativo. A cenografia com espelhos, que intersetam a galeria em diferentes ângulos e direções, oferece uma leitura multifacetada sobre o seu trajeto e obra.

A peça central da exposição intitula-se “Espelho da mente” (A Screen to the Brain) e é uma espécie de “cérebro tecnológico” que ao projetar imagens, desenhos, colagens, fotografias e notas, juntamente com fotos de desfiles e editoriais, permite viajar pelo imaginário de Felipe Oliveira Baptista, ao mesmo tempo que dá pistas para a compreensão das peças expostas e do processo criativo de cada coleção.

Em torno deste “cérebro”, são apresentadas 12 instalações que evidenciam 5 temáticas persistentes no seu percurso: proteção; novos uniformes e roupa de trabalho; revisitando os clássicos; geometrias variáveis; tecnologia vs natureza. Através destes núcleos, salienta-se a singularidade, autenticidade, coerência e qualidade do trabalho desenvolvido por Felipe Oliveira Baptista durante mais de 10 anos.

Uma mostra a não perder!


FOTOS: MUDE 2013 © Fernando Guerra


Sem comentários: