segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

“THE LEG WORKS” - GUY BOURDIN & EVA STENRAM


Um par de pernas bem torneadas é um grande trunfo. Guy Bourdin e Eva Stenram acreditavam que é tudo o que uma mulher precisa. Nas exposições “Guy Bourdin: Walking Legs” e “Eva Stenram: Positions” - patentes, respetivamente, na Michael Hoppen Gallery e Siobhan Davies Studios, em Londres - não há fotografias de rostos ou bustos, mas somente de pernas, meias e sapatos.

“Walking Legs” e “Positions” expõem obras de Guy Bourdin e Eva Stenram, dois artistas notáveis que utilizaram a arte da colagem para dois fins muito distintos. Em 1979, Guy Bourdin era considerado um dos criadores de imagem mais icónicos do mundo e criou a série de fotografias “Walking Legs” para a marca de calçado Charles Jourdan. O seu trabalho era brilhante, criativo, singular, e atraiu sempre a atenção dos media. Bourdin redefiniu a relação entre arte e comercial, derrubando as fronteiras que até então os mantinham afastados. As fotografias de pernas de manequins, capturadas em vários locais durante uma viagem de Londres a Brighton, revelaram-se surpreendentes e a montra perfeita para os sapatos Charles Jourdan.

Em contraste, Eva Stenram leva o espetador para dentro de casa. Interiores mal iluminados, tapetes densos, sofás reluzentes são ocupados por uma única perna. Inspiradas em imagens de pin-ups dos anos 1960, as fotografias de pernas de Eva Stenram - vestidas com meias e sapatos de salto alto - mantêm um sopro de sensualidade, ainda que, despojadas dos seus corpos, se tornem surreais.

“Guy Bourdin: Walking Legs” estará em exibição na The Michael Hoppen Gallery, em Londres, de 6 a 28 de fevereiro, em paralelo com “Guy Bourdin: Image Maker”, patente na Somerset House até 15 de março. “Eva Stenram: Positions” pode ser visitada nos Siobhan Davies Studios até 22 de março.




FOTOS (da esquerda para a direita, e de cima para baixo)
1 a 6 - © Guy Bourdin, Charles Jourdan, 1979. Courtesy Michael Hoppen Gallery
7 a 9 - © Eva Stenram. Courtesy Siobhan Davies Studios

Sem comentários: