Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

“THE LEG WORKS” - GUY BOURDIN & EVA STENRAM


Um par de pernas bem torneadas é um grande trunfo. Guy Bourdin e Eva Stenram acreditavam que é tudo o que uma mulher precisa. Nas exposições “Guy Bourdin: Walking Legs” e “Eva Stenram: Positions” - patentes, respetivamente, na Michael Hoppen Gallery e Siobhan Davies Studios, em Londres - não há fotografias de rostos ou bustos, mas somente de pernas, meias e sapatos.

“Walking Legs” e “Positions” expõem obras de Guy Bourdin e Eva Stenram, dois artistas notáveis que utilizaram a arte da colagem para dois fins muito distintos. Em 1979, Guy Bourdin era considerado um dos criadores de imagem mais icónicos do mundo e criou a série de fotografias “Walking Legs” para a marca de calçado Charles Jourdan. O seu trabalho era brilhante, criativo, singular, e atraiu sempre a atenção dos media. Bourdin redefiniu a relação entre arte e comercial, derrubando as fronteiras que até então os mantinham afastados. As fotografias de pernas de manequins, capturadas em vários locais durante uma viagem de Londres a Brighton, revelaram-se surpreendentes e a montra perfeita para os sapatos Charles Jourdan.

Em contraste, Eva Stenram leva o espetador para dentro de casa. Interiores mal iluminados, tapetes densos, sofás reluzentes são ocupados por uma única perna. Inspiradas em imagens de pin-ups dos anos 1960, as fotografias de pernas de Eva Stenram - vestidas com meias e sapatos de salto alto - mantêm um sopro de sensualidade, ainda que, despojadas dos seus corpos, se tornem surreais.

“Guy Bourdin: Walking Legs” estará em exibição na The Michael Hoppen Gallery, em Londres, de 6 a 28 de fevereiro, em paralelo com “Guy Bourdin: Image Maker”, patente na Somerset House até 15 de março. “Eva Stenram: Positions” pode ser visitada nos Siobhan Davies Studios até 22 de março.




FOTOS (da esquerda para a direita, e de cima para baixo)
1 a 6 - © Guy Bourdin, Charles Jourdan, 1979. Courtesy Michael Hoppen Gallery
7 a 9 - © Eva Stenram. Courtesy Siobhan Davies Studios

Sem comentários: