terça-feira, 6 de janeiro de 2015

V&A MUSEUM REVELA O TEMA DA SUA EXPOSIÇÃO DE VERÃO



“Shoes: Pleasure and Pain” é o tema da exposição do verão 2015 do Victoria & Albert Museum, em Londres. A mostra vai examinar "o poder transformador do calçado”, reunindo mais de 200 pares de sapatos históricos e contemporâneos de todo o mundo.

"Objetos esculturais, os sapatos são também poderosos indicadores de status, identidade, gosto e preferência sexual. A nossa escolha por determinados sapatos pode ajudar a projetar a imagem de quem queremos ser", afirma Helen Persson, curadora da exposição.

Sapatos usados por estrelas como Marilyn Monroe, Sarah Jessica Parker e Daphne Guinness serão expostos ao lado de sapatilhas de ballet The Red Shoes e calçado usado pela rainha Victoria, entre outros. Dos históricos lotus shoes e chopines do século XVI às exuberantes criações de Manolo Blahnik, Christian Louboutin, Jimmy Choo e Prada, “Shoes: Pleasure and Pain” visa mostrar não só os mais icónicos sapatos usados ao longo dos tempos, mas também a "euforia e obsessão que estes inspiram".

A exposição será dividida em três seções: “Transformation”, que apresenta sapatos que fazem parte de lendas e tradições populares de todo o mundo; “Status”, que explora como determinados sapatos passaram a representar um privilégio; e “Seduction”, que mostra sapatos "que representam uma expressão da emancipação sexual ou uma fonte passiva de prazer".

Sem comentários: