Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sábado, 12 de março de 2011

RICARDO ANDREZ | LAB


COLECÇÃO INVERNO 2012

EM CONVERSA COM RICARDO ANDREZ

Daily ModaLisboa - Qual a importância da ModaLisboa para a divulgação e desenvolvimento do trabalho dos Criadores de Moda Portugueses, ao longo dos últimos 20 anos?
Ricardo Andrez - Sendo a ModaLisboa a plataforma mais representativa deste sector, a importância é enorme. Possibilita aos designers nacionais apresentar sazonalmente, divulgar e incentivar os seus trabalhos. Sem a Associação ModaLisboa não existiria isso. Não existiria o reconhecimento da imprensa e do público. Não existiria o pulsar para que a "máquina" funcione.


- De todas as edições da ModaLisboa em que participou, destaque:

- A edição mais memorável?

A última. Pelo espaço, pela energia e pelo esferovite por todo o backstage.

- O melhor tema?
O melhor tema foi na minha estreia. A ideia principal era explorar a prática corrente, quer nas artes plásticas quer na literatura, da auto-representação do autor. Escolhi este "momento" porque além da carga inerente à primeira apresentação na ModaLisboa, foi também uma forma de me auto apresentar com a questão implícita de quanto real e aproximada da verdade ela é.

- O melhor local?
O melhor local até ao momento foi a apresentação no Mude. Pelo espaço, frio e cru, e pelo simbolismo de apresentar no Museu do Design e da Moda.

- A melhor passerelle?
Mercado da Ribeira, última edição. Entre as bancas da fruta.

- A melhor colecção que apresentou?
A próxima.

- A situação / experiência mais curiosa que viveu?
Uma das situações mais hilariantes foi sem dúvida na viagem para Lisboa. Paragem numa estação de serviço e de repente, quando abri a porta do veículo, "choveram" berlindes por todo o asfalto. Foi super divertido recolher os berlindes um a um com os olhares incrédulos das pessoas.


- Que mensagem gostaria de deixar à ModaLisboa neste 20º aniversário?
Desejo que a ModaLisboa continue a crescer da forma como tem crescido até agora: saudável, pertinente e com a frescura de uma menina quase mulher adulta.

- Fale-nos um pouco da colecção que vai apresentar nesta edição comemorativa.
A colecção reconhece o poder da fábula, detentora dum misto de entretenimento e máximas morais. Ao encontrar-se neste ponto de entre os mundos real e imaginário, cidade e floresta, adulto e infantil, num estado relacional, vaivém contínuo de entre elementos visuais gráficos contrastantes e que paradoxalmente se encontram, tal-qual a necessária coexistência do mundo real e do multiverso imaginário. A linguagem das peças ancora-se na fábula, não só sob a perspectiva da antagonia real-imaginário, mas também da intemporanidade. Com o passar do tempo, transmuta-se, e com a deterioração das peças alcança novos comportamentos, novas formas de estar, expressão das diferentes realidades produzidas pelo homem.



DESFILE



Sem comentários: