Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






segunda-feira, 15 de setembro de 2008

SITE VERNER PANTON

Verner Panton (1926-1998), um dos mais importantes e inovadores designers da segunda metade do século XX, fez história com as suas criações visionárias. O designer dinamarquês, que se tornou perito em atribuir um tom lúdico a peças nascidas na era pré tecnológica, revolucionou a forma de ver o Design na década de 1960, especialmente com os seus interiores.

Verner Panton nasceu em 1926, em Gamtofte, Dinamarca. Frequentou a Escola Técnica de Odense e licenciou-se em Arquitectura na Academy of Art de Copenhaga. Trabalhou como arquitecto e designer freelancer em inúmeros países europeus, tendo as suas criações, baseadas em formas geométricas, atraído a atenção do mundo inteiro.

Verner Panton deu início à revolução Pop no mobiliário da época, trabalhando com plástico, poliuretano e espuma. Para ele era impensável sentar-se num sofá bege e quadrado. Influenciado pelo design italiano e norte-americano, criou peças como a cadeira “Cone” (1958), semelhante a um cone de gelado, cujo apoio é centrado no ponto mais estreito da base, desafiando a lei da gravidade.

Em 1960, lançou a famosa cadeira “Panton” em forma de S, um dos ícones da Pop Art. Trata-se de um módulo versátil, leve e confortável feito de um bloco único de polietileno, em seis cores marcantes. Quando justapostos, na posição de poltrona, os módulos podem compor sofás de dois ou mais lugares. Como dizia Panton, “Sentar poderá vir a ser uma experiências tão excitante e divertida quanto brincar”.

Em estreita cooperação com a família de Verner Panton, o site Architonic reuniu e estruturou todo o arquivo do designer e apresenta-o agora ao público em www.verner-panton.com

Sem comentários: