Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

GALERIA MÓVEL

E se as galerias de arte fossem móveis e navegantes e se pudessem encontrar em estações como as dos barcos? A curiosa proposta é da autoria dos arquitectos brasileiros Victor Paixao, Miguel Felipe Muralha, Paula Sertorio, Thiago Florez, Andre Mack e Bruno Castro, em resposta ao concurso “London 2008”, organizado pela agência Arquitectum. O objectivo era desenhar uma galeria móvel que pudesse viajar pelo rio Tamisa, em Londres, apanhando os visitantes em várias localizações. O projecto do colectivo brasileiro distinguiu-se das restantes propostas apresentadas e foi galardoado com uma menção honrosa pela Architectural Association.

Dois elementos distintos resultam numa área que simboliza a dinâmica da cidade e expressa a imprevisibilidade da ocupação humana. A claridade, transparência e permeabilidade visual do edifício permitem estabelecer uma relação com a cidade ao longo de todo o curso do rio Tamisa, oferecendo diferentes visões e perspectivas da paisagem londrina. O primeiro elemento é composto por uma forma gerada por três elipses que sugerem a ocupação dos espaços e permitem, através da permeabilidade da estrutura, a interacção e a visibilidade do visitante de qualquer localização. O segundo elemento determina os limites da galeria e permite o máximo uso do espaço interno. A fachada pode servir como suporte para publicidade e como veículo de media digital, invertendo a perspectiva e atraindo a atenção para o rio.

Um conceito inovador de galeria de arte, que talvez se possa estender a outras cidades.

Sem comentários: