Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

THISWAY – UMA ALTERNATIVA AO AUTOMÓVEL

Andar de bicicleta em dias de chuva pode deixar de ser um problema, graças à nova criação do designer sueco Torkel Dohmers. Chama-se ThisWay e trata-se de um design inovador de velocípede com cobertura que visa proteger o ciclista do mau tempo. O objectivo do designer é encorajar mais pessoas a andarem de bicicleta, oferendo-lhes um veículo de duas rodas com algumas qualidades dos automóveis.

ThisWay é construída com materiais compostos, como carbono ou fibra de linho, e algum alumínio, o que a torna extremamente leve (aproximadamente 12 kg). Tem luzes LED na frente e retaguarda, controlos simples para facilitar a utilização e um pequeno porta-bagagem na parte posterior para guardar a mala de mão, o capacete ou os sacos das compras. O banco é ajustável em comprimento e altura, proporcionando flexibilidade e conforto a condutores de diferentes estaturas.

Já existem bicicletas com cobertura no mercado há vários anos, como os velomobiles ou HPVs (Human Powered Vehicles), mas para Torkel Dohmers o grande desafio deste projecto foi desenhar um modelo funcional, confortável e atractivo, que agradasse a ciclistas e não ciclistas. O designer quis oferecer alguma protecção contra o mau tempo, mas ao invés de desenhar um veículo totalmente fechado, similar a outros velomobiles, criou um modelo que além de ter atitude e um forte impacto visual permite ao condutor uma maior interacção com a área circundante.

ThisWay tem tudo para se tornar num produto comercial e para aliciar as pessoas a elegerem a bicicleta como meio de transporte dentro das cidades, apresentando-se como uma atraente e ecológica alternativa ao automóvel.

Sem comentários: