Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

PACO RABANNE REGRESSA ÀS PASSERELLES?

As grandes casas de moda ganham ou perdem força com o passar do tempo, mas raramente se extinguem. É o caso da Paco Rabanne.

A empresa – que actualmente faz parte do grupo Puig e se dedica inteiramente ao sector das fragrâncias e cosméticos – deixou as passerelles há cerca de dois anos e meio. Patrick Robinson tomou as rédeas da casa em 2004. Os excelentes resultados de vendas de fragrâncias nos últimos três anos incentivaram Vincent Thilloy, vice-presidente da Paco Rabanne, a regressar às passerelles. O segredo está no novo modelo de negócio. O empresário pretende conceder licenças de comercialização para as linhas de pronto-a-vestir, do mesmo modo que a marca opera com acessórios como relógios e óculos de sol. Por agora, trata-se apenas de um projecto e de um novo modelo de negócio que se prevê bastante viável.


Francisco Rabaneda y Cuervo - nome verdadeiro de Paco Rabanne – nasceu em 1936 na cidade de San Sebastian, no País Basco, e mudou-se para França quando tinha apenas dois anos. Estudou arquitectura na Escola de Belas Artes de Paris durante 12 anos e foi nesse período que começou a despontar a sua vocação para o Design de Moda. Os seus colegas de curso achavam que os edifícios que projectava se assemelhavam a peças de roupa.

Paco Rabanne deu os primeiros passos no mundo da moda a desenhar jóias e botões de plástico para casas como Givenchy, Christian Dior e Balenciaga. Depois, desenvolveu bordados com desenhos geométricos e sapatos para Charles Jourdan, e gravatas para Pierre Cardin.

Foi somente em 1965 que Paco Rabanne criou o seu primeiro vestido e, como sempre, inovou, ao fazê-lo em plástico. Seguiram-se outras peças em materiais inusitados como metal e papel e logo surgiram as críticas perante tanta inovação. Coco Chanel baptizou-o de metalúrgico, criticando as suas desconfortáveis criações. Paco Rabanne respondia que as mulheres devem vestir roupas cómodas, mas que para se afirmar não deve haver limites para o sacrifício. A sua originalidade atraiu celebridades como a actriz Audrey Hepburn e a cantora Françoise Hardy, assim como muitos nomes consagrados do mundo da moda.

A inovação está também presente nos seus perfumes. A sua primeira fragrância, Calandre, foi lançada em 1969 e chamou a atenção por misturar notas de ervas, flores e madeira. Seguiram-se outros aromas de sucesso como Metal, La Nuit, Sport e XS.

Paco Rabanne retirou-se do mundo da moda em 1999.

Sem comentários: