Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






segunda-feira, 4 de maio de 2009

MUSEU DE ARTE VIRTUAL NO SECOND LIFE

O Georgia Museum of Art, na Universidade da Georgia, lançou recentemente um museu virtual no Second Life, que contém uma réplica quase perfeita das suas galerias e mostra pinturas e desenhos da sua colecção permanente a todos os residentes do Second Life.

O Second Life é um ambiente virtual e tridimensional que simula, em alguns aspectos, a vida real e é imaginado, criado e mantido pelos seus residentes. Dependendo do tipo de uso, pode ser encarado como um jogo, um simples simulador, um comércio virtual ou uma rede social. Como o próprio nome indica, pode ser interpretado como “segunda vida”, uma "vida paralela" à vida real. Desde o seu lançamento em 2003, o Second Life tem suportado várias formas de expressão e oferecido oportunidades educativas, de negócio e entretenimento a milhões de utilizadores.

O Georgia Museum of Art espera utilizar esta plataforma virtual como uma ferramenta educativa para o seu público actual e para uma nova audiência online, que poderá, assim, percorrer as galerias do museu sem sair de casa.

O Georgia Museum of Art, localizado na Carlton Street, em Atenas, está temporariamente encerrado para obras de renovação e expansão. "GMOA on the Move", uma série de eventos e exposições off-location, também assegurará a visibilidade do museu, enquanto este estiver encerrado.

"A criação de um museu virtual surge num momento oportuno, porque permite que presentes e futuros patronos permaneçam envolvidos, enquanto o museu está fechado para expansão", disse Jenny Williams, relações públicas do museu. "O museu virtual é um projecto em desenvolvimento, que vai continuar a crescer como o museu real cresce".

O objectivo do museu no Second Life é dar a conhecer o Georgia Museum of Art entre aqueles que podem não ter a oportunidade de visitar o museu em Atenas.

Para se iniciarem no Second Life, os utilizadores têm que fazer o download do software gratuito a partir de http://www.secondlife.com/. Depois de criarem uma conta, podem desenhar os seus próprios avatars e entrar no mundo virtual. O Georgia Museum of Art pode ser encontrado através do motor de busca do Second Life.

Sem comentários: