Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sexta-feira, 16 de maio de 2014

LANÇAMENTO DO LIVRO “PIRES VIEIRA - A OBRA” NA LOJA ALEXANDRA MOURA MA+S



O artista português Pires Vieira, cujo trabalho inspirou a designer Alexandra Moura para os padrões da sua coleção outono/inverno 14/15, vai lançar este sábado, pelas 17h30, o seu livro “Pires Vieira - A obra”, na loja Alexandra Moura MA+S, ao Príncipe Real.

Trata-se de um livro bilingue (português e inglês) com 375 páginas, das quais 184 profusamente ilustradas com imagens do trabalho do artista de 1969 à atualidade, e com uma antologia de entrevistas e textos da autoria do próprio Pires Vieira. Leonor Nazaré assina o texto de reflexão sobre a globalidade da sua obra.

Pires Vieira nasceu no Porto, em 1950. Estudou na Escola de Belas Artes de Paris e na Faculdade de Vincennes. Expôs individualmente pela primeira vez em 1971 e desde então realizou 40 exposições individuais e participou em 70 mostras coletivas.

No seu trabalho inicial, o artista investiga questões do suporte e da cor e da oscilação entre a pintura e o objeto. Os processos da repetição e variação, da elementaridade do contorno, da caixa pintada são opções aprendidas com o minimalismo, sobre as quais fará múltiplas variantes. A série “Matisse, Rothko, Ad Reinhard” (1975), cujo nome é forte indiciador de referências e direções de pesquisa, foi a escolha de Alexandra Moura para os padrões da sua última coleção.

Durante os anos 80, Pires Vieira dá especial atenção à luz e ao ritmo, conjugando gestos e geometrias e trabalhando a fluidez do pigmento, do carvão, das texturas de diferentes suportes.

Na década seguinte, convoca questões da identidade e alteridade, do disfarce, do fetiche ou do desejo. Realiza inventários e alinhamentos, mas em grandes objetos nos quais escultura, pintura e instalação coexistem. A partir de 1997-1998 há uma outra linha de trabalho em que a assunção de uma vitalidade psíquica conturbada é levada a uma expressão mais extrema.

De 2000 à atualidade, o artista explora de novo as questões da história da pintura, jogando com os modos da ocultação e do voyeurismo, da auto e da hetero citação, da linguagem e da plasticidade, do conceito e da visualidade.



FOTOS (da esquerda para a direita):
1 - Série “Matisse. Rothko, Ad Reinhardt”, 1974
2 - Desenhos da série “Vestiários”, 1995
3 - Série “Calendários”, 1995
4 - 3º, 4º, 5º e 6º Arquivos, 2001

Sem comentários: