Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 23 de dezembro de 2014

“CORPUS IN CLAUSTRUM” DE OLGA NORONHA EM EXIBIÇÃO NA IGREJA DE SÃO JOÃO NOVO


As peças singulares da coleção “Corpus in Claustrum” que a jovem designer de joalharia Olga Noronha apresentou em março de 2014 no desfile Sangue Novo da ModaLisboa estão em exibição até ao próximo dia 31 de dezembro na igreja de São João Novo, no Porto. Paralelamente está a decorrer um ciclo de conferências, onde ilustres convidados abordam temas relacionados com várias vertentes artísticas e a religião. Este evento integra-se na comemoração do 10º aniversário da PIN - Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea, e confere uma nova dimensão à obra de Olga Noronha.

“Com este evento pretende-se uma renovada apresentação da coleção “Corpus In Claustrum”, mostrada pela primeira vez em março deste ano no contexto da ModaLisboa, desta vez num ambiente que espelha o conceito que a originou e corporizou. Este espaço sagrado confere assim um aspeto etéreo às peças, incitando cada um dos presentes a envolver-se intimamente com a ambiência e esculturas aqui apresentadas. Não é, de forma alguma, intenção provocar uma disrupção na igreja enquanto espaço de fé, mas sim enfatizar e ilustrar a relação entre o corpo e o recetáculo, sugerindo um misterioso semblante de clausura íntima. Deste modo, os acessórios simulam um ambiente teatral, hiperbolizando o efeito ótico sugerido pela sequência de linhas que, bizarramente interagem, provocando assim sensações e inquietudes que nos levam a encarcerar pensamentos e atitudes”, explica Olga Noronha.

Se vive no Porto ou planeia visitar a Invicta nos próximos dias, não deixe de passar pela igreja de São João Novo!


PROGRAMA DAS CONFERÊNCIAS:

23 Dezembro | 18h30 – Professora Doutora Maria Clara Paulino
“Clausura suspensa: uma ‘instalação’ em S. João Novo”

29 Dezembro | 18h30 – Professor Doutor Arnaldo Pinho
“Arte moderna e sagrado: da possibilidade de bons encontros”

30 Dezembro | 18h30 – Finissage - Olga Noronha
“Corpus In Claustrum”

Curadoria: Baltazar Torres e Maria do Carmo Oliveira



Sem comentários: