quinta-feira, 24 de junho de 2010

ESTORIL FASHIONART FESTIVAL | CINEMA DOC / INSTALAÇÃO

O Estoril FashionArt Festival apresenta, no auditório Casa das Histórias Paula Rego e no lounge da Marina de Cascais, uma selecção de filmes e documentários que perspectivam a Moda e os seus mundos.


ENTRADA LIVRE


PROGRAMA / HORÁRIO

AUDITÓRIO CASA DAS HISTÓRIAS PAULA REGO

2 DE JULHO / 6ª FEIRA


15h00

The Day Before - Loïc Prigent (4x52')
Ep. 1 - Sonia Rykiel
Ep. 2 - Proenza Schouler
Ep. 3 - Fendi by Karl Lagerfeld
Ep. 4 - Jean Paul Gaultier

Marc Jacobs & Louis Vuitton - Loïc Prigent (82')


4 DE JULHO / DOMINGO

14h30

The September Issue
- R.J.Cutler (90')
(Com o apoio da Vogue Portugal)

Who Are You Polly Maggoo? - William Klein (101')

Signé Chanel - Loïc Prigent (130')

Ep. 1 - L'attente
Ep. 2 - Le doute
Ep. 3 - Les Rites
Ep. 4 - Les veillées
Ep. 5 - La collection


LOUNGE DA MARINA DE CASCAIS

30 DE JUNHO A 11 DE JULHO, das 13H00 às 21H00


Provas de Contacto - William Klein (33x13')

Babalon - Joana Linda (7’)


THE DAY BEFORE um documentário de Loïc Prigent (EUA, 2009) - 4x52'
THE DAY BEFORE, de Loïc Prigent é um documentário em quatro partes, todas elas com as mesmas regras: um importante criador, um crucial desfile e as últimas 36 horas que antecedem esse momento. Jean Paul Gaultier, Sonia Rykiel, Proenza Schouler e Karl Lagerfeld para a FENDI, deixam que a câmara de Loïc Prigent entre onde nunca ninguém pode ir e filme o que nunca ninguém viu: o esforço e o caos das últimas horas antes da perfeição.





MARC JACOBS & LOUIS VUITTON um documentário de Loïc Prigent (França, 2007) - 82'
A marca Louis Vuitton é um venerável símbolo de luxo e riqueza em todo o mundo. Marc Jacobs, o seu director criativo, é um dos mais influentes designers da sua geração, que faz com que esse símbolo não perca o seu allure. MARC JACOBS & LOUIS VUITTON é um retrato inteligente, divertido, íntimo e inesperado dessa relação entre o criador e a marca, a arte e o negócio, as ideias e o concreto. Com Naomi Campbell, Sofia Coppola, Uma Thurman e Sharon Stone...







THE SEPTEMBER ISSUE um documentário de R.J.Cutler (EUA, 2009) - 90'
Anna Wintour, a lendária directora da Vogue americana é uma das mais poderosas e controversas figuras da Moda mundial. O realizador R.J. Cutler teve um acesso sem precedentes aos bastidores da preparação da Vogue de Setembro de 2007, a maior edição de sempre - com mais de 800 páginas e 13 milhões de exemplares vendidos - da publicação conhecida como a "Bíblia da Moda". Cutler revela a sabedoria com que Anna Wintour gere uma equipa dispersa pelos Estados Unidos e Europa e como inspira os seus colaboradores a uma devoção apaixonada pela revista. No epicentro do furacão de September Issue está também Grace Coddington, a directora criativa e génio da Moda com quem Anne Wintour partilha há mais de vinte anos os destinos da Vogue americana.





WHO ARE YOU POLLY MAGGOO? um filme de William Klein (França, 1966) - 101'
Depois de uma década como o mais subversivo fotógrafo de Moda da Vogue Americana, William Klein (Nova Iorque, 1928) realizou a sua incursão à Alta Costura francesa. A elegância e o grotesco juntam-se para retratar Polly Maggoo (Dorothy MacGowan), modelo americana em Paris, presa fácil de um obsessivo jornalista de televisão e de uma editora de moda (Grayson Hall) em tudo semelhante a Diana Vreeland. Em 1966 a primeira obra de ficção de Klein desmontou, elegantemente, parte de uma instituição que ele próprio ajudou a criar.






SIGNÉ CHANEL um documentário de Loïc Prigent (França, 2005) - 130'
Em SIGNÉ CHANEL o realizador Loïc Prigent documenta a evolução da colecção de Alta Costura Inverno 2004 da casa Chanel. Prigent estrutura o seu filme em cinco capítulos que acompanham as diferentes fases da criação de Lagerfeld e da sua equipe, desde os esquiços iniciais à sua concepção por sábias costureiras, passando pelas intermináveis provas e terminando no desfile de apresentação. Signé Chanel é, além de um raro retrato da Alta Costura, a homenagem a uma arte em extinção.

















PROVAS DE CONTACTO um documentário de William Klein (França, 2000-04) - 33x13'
Numa série imaginada por William Klein e produzida pelo canal de televisão ARTE, os mais importantes fotógrafos de diferentes gerações analisam o seu trabalho. Algumas das mais icónicas, belas, marcantes ou terríveis fotografias do mundo passam em frente aos nossos olhos enquanto os seus autores nos contam como as fizeram, onde e porquê.







BABALON curta-metragem de Joana Linda (Portugal, 2010) - 7’
Este vídeo, realizado por Joana Linda para o Estoril FashionArt Festival, é inspirado na mitologia da Boca do Inferno e nas práticas mágicas de Crowley e dos seus seguidores: um grupo de mulheres que se juntam através de um misterioso pacto selado com gelados...

1 comentário:

D♥LL disse...

Um optima iniciativa e a escolha do espaço não podia ser melhor, a Casa das Histórias de Paula Rego.