quarta-feira, 16 de junho de 2010

ESTORIL FASHIONART FESTIVAL | FOTOGRAFIA DE MODA (PT)

Carlos Ramos, Luís de Barros, Paulo Segadães, Pedro Ferreira e Rui Aguiar são os nomes que representam a fotografia de Moda portuguesa no Estoril FashionArt Festival.

De 11 de Junho a 4 de Julho, os trabalhos destes fotógrafos estão expostos nas principais vias de circulação de Cascais e do Estoril, tirando partido da localização estratégica e alta visibilidade do formato outdoor.

Além da reconhecida capacidade técnica e artística destes nomes de peso da fotografia de Moda portuguesa, a sua selecção está directamente ligada à presença constante que os seus editoriais de Moda têm tido nas principais publicações nacionais. Através desta instalação, o Estoril FashionArt Festival consagra a expressividade e inteligência do trabalho destes fotógrafos e o dinamismo dos títulos de referência da imprensa de Moda em Portugal.

Luís de Barros, Paulo Segadães e Rui Aguiar estão presentes nesta instalação com trabalhos fotográficos inéditos, especialmente produzidos para o Estoril FashionArt Festival.


CARLOS RAMOS

O seu trabalho está intimamente ligado à história da moda e da fotografia de moda em Portugal. Começou a trabalhar em 1990, depois de ter frequentado os cursos de Audiovisuais e de Fotografia no IADE, instituição onde é professor de Fotografia. Os seus trabalhos têm sido publicados na Vogue, Máxima e Amoreiras Fashion. Foi quatro vezes premiado como melhor fotógrafo de moda: “Supermodel” (1997-98), Prémios Optimus (2000) e “Supermodel Of The World” (2005). Realizou diversas exposições individuais, com destaque para a instalação de fotografias na Fashion Clinic, a exposição “Run Way” no Palácio Pombal, “Amoreiras Fashion Lives” e o projecto “Maioridade” que deu origem a uma exposição no Centro Cultural de Belém em 2005.


LUÍS DE BARROS

Estudou na Escola António Arroio, Lisboa, e no Dewsbury College, Reino Unido. Da sua vasta experiência de trabalho destacam-se os editoriais para a Máxima, Vogue, Elle, DNA, Parq e para os designers de moda Dino Alves, Filipe Faísca e Storytailors. O seu trabalho foi tema de várias exposições entre as quais: “Julia and the blue bull”, no restaurante Bica do Sapato, e “Birthday Surprise” na discoteca Lux. Foi vencedor dos prémios “Mont Blanc” (2003) e “Douro World’s Heritage” (1995).


PAULO SEGADÃES

Filho de um director da marca Kodak, Paulo Segadães cresceu rodeado de câmaras, filmes e fotografias. Tirou o curso avançado de fotografia do AR.CO ao mesmo tempo que trabalhou como assistente de fotógrafos portugueses e estrangeiros. Iniciou o seu percurso como fotógrafo freelancer em finais de 2005. Especializou-se na área da moda, pessoas e publicidade. Desde então, colabora com as principais publicações da área, entre elas, a Vogue Portugal, GQ, Máxima e Lux Woman.






PEDRO FERREIRA

Concluiu o curso de fotografia e avançado do AR.CO (1983-88) e frequentou o curso de Arquitectura da ESBAL (1985-88). Assina regularmente editoriais para as revistas Vogue, GQ, Máxima e Elle.









RUI AGUIAR

Rui Aguiar tirou o curso de fotografia no IADE, em Lisboa. Expôs "Autópsia de uma Flor" (Galeria Arte Assinada) e "Modamorfose" (Galeria Praça das Flores). Colabora em editoriais de relevo para as publicações Vogue, Elle, Máxima, GQ, Lux Woman, Vision (China) e Mutteen (França). Foi prémio de Moda em Portugal do concurso de Fotografia Fugipress pelo qual recebeu uma menção Menção Honrosa Internacional.

Sem comentários: