quinta-feira, 26 de julho de 2012

MUSEU DE SERRALVES ACOLHE PRIMEIRA EXPOSIÇÃO EM PORTUGAL DA OBRA DE MARIJKE VAN WARMERDAM


Até 14 de outubro, o Museu de Serralves, no Porto, apresenta “Close by in the distance” (De perto à distância), a maior exposição retrospetiva dos trabalhos da artista holandesa Marijke van Warmerdam.

Desde a década de 1980, Marijke van Warmerdam explora novas possibilidades de expressão formal e concetual de cruzamento entre o filme, o vídeo, a escultura, a fotografia e a linguagem. A artista é especialmente conhecida pelos seus pequenos filmes em loop, nos quais explora a intensa visualidade dos seus motivos. Objetos banais e ações quotidianas conquistam a qualidade de um encantamento hipnótico que as transfigura perante quem agora as possa conhecer. A sua obra convida também a uma nova forma de ver através das intervenções das suas esculturas, obras fotográficas e pinturas.

A obra de Marijke van Warmerdam tem sido apresentada em diversas exposições internacionais como as Bienais de Veneza, Sydney, Berlim e Gwangju, sendo agora exposta, pela primeira vez, em Portugal. A exposição é comissariada pelo curador Jan Debbaut, anterior diretor das coleções da galeria londrina Tate Modern.








Sem comentários: