Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 17 de julho de 2012

“PEQUENO ALMOÇO SOBRE CARTOLINA”, DE JORGE VARANDA EM EXIBIÇÃO NO CAM



Até 2 de setembro, o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian apresenta “Pequeno-almoço sobre cartolina”, a primeira exposição póstuma de Jorge Varanda (1953 – 2008), artista plástico português com um percurso marginal que se dividiu entre a pintura, a ilustração, as artes gráficas, a produção de diaporamas, a intervenção em arquitetura e a realização de filmes e banda desenhada.

O título da mostra remete para uma folha de cartolina, onde o artista desenhou o contorno de alguns objetos e escreveu palavras como “local da bandeja”, “pão” e “controlo remoto”, que sugerem uma refeição matinal em frente a uma televisão.

Em exibição estão diversas cartolinas pintadas durante os anos 1980, que constituem o mais relevante desenvolvimento na pintura de suporte bidimensional de Jorge Varanda, assim como madeiras recortadas e justapostas, caixas que são interiores de pequenos teatros ou exteriores de prédios de grandes cidades, biombos e outros dispositivos articulados.






Sem comentários: