Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

100 ANOS DE ARQUITETURA DE INTERIORES EM PORTUGAL


Inaugura amanhã, pelas 19h, no MUDE, em Lisboa, a exposição “Interiores: 100 anos de Arquitetura de Interiores em Portugal”, com comissariado geral do arquiteto Pedro Gadanho, curador de arquitetura do MoMA de Nova Iorque, e comissariado científico de Rui Afonso Santos. Para além de uma perspetiva histórica do Design e da Arquitetura dos Interiores Contemporâneos em Portugal, a exposição fornece uma visão abrangente da própria evolução industrial, incluindo, para além do mobiliário, o vidro, a cerâmica, a porcelana, o design gráfico e de comunicação, os têxteis e a moda, bem como a própria arquitetura e as artes visuais.

A mostra encontra-se organizada em 10 núcleos cronológicos correspondentes a cada década, onde se evocam alguns dos espaços projetados por Álvaro Siza Vieira, Alberto Caetano, António Pedro Portugal Mendonça & Manuel Maria Reis, Conceição Silva, Cristino da Silva, Cassiano Branco, Daciano Costa, Eduardo Afonso Dias, Egas José Vieira, Fernando Távora, Fernando Salvador e Margarida Grácio Nunes, Luís Bevilacqua, Marques da Silva, Manuel Graça Dias, Raul Lino, Tomás Taveira ou Ventura Terra.

Em cada um destes núcleos faz-se a reconstituição fotográfica e tridimensional de um espaço público arquétipo, devidamente acompanhada por documentação e objetos da época.
O objetivo da mostra é dar a conhecer o gosto, as linguagens e a cultura arquitetónica de cada tempo, assim como avaliar as diferentes respostas dadas a questões como o bem-estar, a privacidade e segurança, o conforto e a qualidade estética ou a forma como foram sendo equacionados os novos materiais, técnicas, equipamentos e dispositivos.

“Interiores: 100 anos de Arquitetura de Interiores em Portugal” estará em exibição até 28 de abril de 2013.


MUDE - Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo
Rua Augusta, 24
1100 - 053 Lisboa
Tel: 218 886 120

Horário: terça a domingo, das 10h00 às 18h00


Entrada livre


FOTO: Bica do Sapato
© Luisa Ferreira

Sem comentários: