terça-feira, 4 de dezembro de 2012

SÉRGIO GODINHO E AS 40 ILUSTRAÇÕES


“Sérgio Godinho e as 40 Ilustrações”, uma exposição de ilustração que assinala os 40 anos de carreira do músico português, inaugura no próximo dia 7 de dezembro, pelas 17 horas, na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD).

A exposição contém 40 letras de canções ilustradas por 40 artistas portugueses, reunidas em livro com o selo da editora Abysmo, e resulta da parceria entre Sérgio Godinho e João Paulo Cotrim. Sérgio Godinho escolheu as canções de todo o seu percurso, de “Os Sobreviventes” (1971) a “Mútuo Consentimento” (2011), e João Paulo Cotrim, editor da Abysmo, convidou 40 ilustradores e artistas de várias gerações e diferentes estilos a dar corpo em desenho às letras do compositor. Deste desafio resultaram ilustrações inéditas feitas em carvão, digital, colagem, técnica mista ou com a tecnologia de um iPhone.

“Ilustrada a música destas quarenta maneiras, percebo agora melhor o que dizem as palavras. A música pura diz tudo sem mostrar nada, e só depois as frases da palavra lhe dão percursos, caras e intenções. Uma canção pronta é indiciada apenas como versão primeira de uma que se irá seguir. Por isso gosto tanto da ideia de versão, onde de repente fica provada a profunda essência plástica de uma melodia e de um verso. É, no limite, uma história sem fim, que se desdobra e se desfia, como o infinito sempre à mão. No caso, a música semeou-se em manchas e riscos, e eu fui descobrindo, atónito, as novas caríssimas versões das minhas inesperadas canções. Sinto-me brindado, e orgulhoso por ser o veículo em que se mostra o ardor criativo da ilustração portuguesa. Em plurais viagens, quarenta porque não há lugar para mais”, escreve Sérgio Godinho no prefácio do livro.

A exposição estará patente até 11 de janeiro de 2013.

Sem comentários: