Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 4 de dezembro de 2012

SÉRGIO GODINHO E AS 40 ILUSTRAÇÕES


“Sérgio Godinho e as 40 Ilustrações”, uma exposição de ilustração que assinala os 40 anos de carreira do músico português, inaugura no próximo dia 7 de dezembro, pelas 17 horas, na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD).

A exposição contém 40 letras de canções ilustradas por 40 artistas portugueses, reunidas em livro com o selo da editora Abysmo, e resulta da parceria entre Sérgio Godinho e João Paulo Cotrim. Sérgio Godinho escolheu as canções de todo o seu percurso, de “Os Sobreviventes” (1971) a “Mútuo Consentimento” (2011), e João Paulo Cotrim, editor da Abysmo, convidou 40 ilustradores e artistas de várias gerações e diferentes estilos a dar corpo em desenho às letras do compositor. Deste desafio resultaram ilustrações inéditas feitas em carvão, digital, colagem, técnica mista ou com a tecnologia de um iPhone.

“Ilustrada a música destas quarenta maneiras, percebo agora melhor o que dizem as palavras. A música pura diz tudo sem mostrar nada, e só depois as frases da palavra lhe dão percursos, caras e intenções. Uma canção pronta é indiciada apenas como versão primeira de uma que se irá seguir. Por isso gosto tanto da ideia de versão, onde de repente fica provada a profunda essência plástica de uma melodia e de um verso. É, no limite, uma história sem fim, que se desdobra e se desfia, como o infinito sempre à mão. No caso, a música semeou-se em manchas e riscos, e eu fui descobrindo, atónito, as novas caríssimas versões das minhas inesperadas canções. Sinto-me brindado, e orgulhoso por ser o veículo em que se mostra o ardor criativo da ilustração portuguesa. Em plurais viagens, quarenta porque não há lugar para mais”, escreve Sérgio Godinho no prefácio do livro.

A exposição estará patente até 11 de janeiro de 2013.

Sem comentários: