quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

DESIGN MUSEUM DE LONDRES APRESENTA “EXTRAORDINARY STORIES ABOUT ORDINARY THINGS”


A partir do próximo dia 30 de janeiro, o Design Museum de Londres vai expor a sua coleção de design e arquitetura contemporânea e revelar histórias surpreendentes sobre objetos icónicos que fazem parte do nosso quotidiano. Através de centenas de criações notáveis, a exposição “Extraordinary Stories about Ordinary Things” investiga o impacto do design no nosso dia a dia.

A predominância do plástico na nossa vida diária é examinada através de uma série de objetos criados nos últimos 75 anos, desde pequenos artigos domésticos até aos primeiros móveis de plástico da década de 1960. A exposição destaca também o uso recente deste material por grandes nomes da moda como Issey Miyake, que utilizou garrafas de plástico recicladas para criar tecidos para as suas coleções.

Uma das seções da exposição é dedicada ao Modernismo e salienta um período notável e dinâmico do design na Grã-Bretanha, com a exibição de peças icónicas de mobiliário, têxteis e arquitetura, incluindo obras de Marcel Breuer, Laszlo Moholy-Nagy e Erno Goldfinger.

Outra seção destaca um único projeto - a lâmpada Anglepoise - mostrando como uma experiência de um engenheiro de automóveis obcecado por molas resultou numa invenção que viria a tornar-se numa das mais copiadas e colecionadas na história do design.

A identidade britânica é explorada também através de objetos que definem o país, como a cabine telefónica, a sinalização rodoviária, a caixa de correio, o logótipo de Londres 2012 e do Euro.

Em exibição estão também criações de moda das décadas de 1970, 1980 e 1990, selecionadas do guarda-roupa pessoal da colecionadora de moda Jill Ritblat.

A coleção permanente do Design Museum estará em exibição na High Street Kensington até 2015.









Sem comentários: