segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

ESPACE CULTUREL LOUIS VUITTON EXPÕE “CORRESPONDENCES”


O Espace Culturel Louis Vuitton, em Paris, continua a sua procura por cenários artísticos emergentes e desconhecidos do grande público. Um trabalho que culmina com a mostra “Correspondences”, que estará em exibição de 1 de fevereiro a 5 de maio.

“Correspondences” foca a Mail Art e tem como objetivo reunir obras de criadores de diferentes gerações e com sensibilidades distintas que decidiram utilizar o correio postal como meio artístico. Artistas como Ray Johnson - fundador da New York Correspondence School, que iniciou o seu trabalho baseado em cartas no final dos anos 1950 - Eleanor Antin, Stephen Antonakos, Walead Beshty, Alighiero Boetti, Jan Dibbets, Eugenio Dittborn, Clarisse Hahn, Guillaume Leblon, Kurt Ryslavy, Vittorio Santoro, Danh Võ.

A arte da correspondência encontra-se profundamente relacionada com a ideia contemporânea de network, rede. Neste caso, uma rede constituída por artistas, amigos ou pessoas anónimas que são unidos por uma simples carta ou encomenda. A ideia é colocar obras de arte em circulação. Criar essas obras e enviá-las por correio para uma lista plural de destinatários. Os primeiros receptores passam a ser emissores e inicia-se o processo de comunicação, que é, no fundo, o principal objetivo da Mail Art.

O Espace Culturel Louis Vuitton procurou dar carta branca a dois artistas: a videasta Clarisse Hahn e o escultor Guillaume Leblon. Cada um dos artistas responde, à sua maneira, à multiplicidade de facetas e possibilidades de uma forma de arte que, independentemente do que os entusiastas da era digital possam dizer, não perdeu a atualidade.

Independentemente das razões para as escrever e das consequências que possam ter tido, estas cartas convidam-nos a viajar no tempo e no espaço, em que remetentes e destinatários, obras de arte e espetadores/leitores se unem no seio de uma dinâmica criativa comum.


ESPACE CULTUREL LOUIS VUITTON
60, Rue de Bassano
101, Avenue des Champs-Élysées
75008 Paris
T. +33 1 53 57 52 03
espaceculturel@louisvuitton.com
www.louisvuitton.com/espaceculturel




Sem comentários: