Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sexta-feira, 19 de abril de 2013

FONDATION CARTIER, EM PARIS, EXPÕE ESCULTURAS DE RON MUECK




Depois de fazer marionetas, modelos e efeitos especiais para a indústria cinematográfica, em 1996 o artista australiano Ron Mueck (Melbourne, 1958) começou a desenvolver corpos hiper-realistas que, explorando os limites entre o mundo real e a fantasia, renovaram profundamente o conceito da escultura contemporânea. Enquanto a ilusão de realismo é transmitida pela imitação perfeita dos mais pequenos detalhes do corpo humano, tais como veias, rugas ou pelos, o gigantismo ou a pequenez das esculturas afasta-as totalmente da realidade.

Raramente expostas ao público, as impressionantes obras de Ron Mueck estão agora em exibição na Fondation Cartier, em Paris, naquela que é a maior mostra do seu trabalho na Europa desde 2005. Ao lado de alguns dos seus trabalhos mais emblemáticos, incluindo “Mask II” - um rosto gigantesco a dormir - estão expostas três novas peças produzidas especialmente para esta exposição: “Couple Under An Umbrella” retrata um casal de idosos na praia; “Young Couple” mostra um casal de adolescentes num abraço tenso; “Woman With Shopping” representa uma mãe a carregar o seu bebé e sacos de compras.

O tema dos casais marca uma mudança significativa na obra de Ron Mueck, que até agora só representava figuras solitárias. Essa mudança é retratada no documentário "Still Life: Ron Mueck at Work”, produzido pelo fotógrafo Gautier Deblonde, que revela o processo criativo do artista, enquanto se preparava para a exposição em Paris.


FONDATION CARTIER POUR L'ART CONTEMPORAIN
261, Boulevard Raspail – Paris

Ron Mueck – exposição
Patente até 29 de setembro, 2013


Sem comentários: