sexta-feira, 19 de abril de 2013

FONDATION CARTIER, EM PARIS, EXPÕE ESCULTURAS DE RON MUECK




Depois de fazer marionetas, modelos e efeitos especiais para a indústria cinematográfica, em 1996 o artista australiano Ron Mueck (Melbourne, 1958) começou a desenvolver corpos hiper-realistas que, explorando os limites entre o mundo real e a fantasia, renovaram profundamente o conceito da escultura contemporânea. Enquanto a ilusão de realismo é transmitida pela imitação perfeita dos mais pequenos detalhes do corpo humano, tais como veias, rugas ou pelos, o gigantismo ou a pequenez das esculturas afasta-as totalmente da realidade.

Raramente expostas ao público, as impressionantes obras de Ron Mueck estão agora em exibição na Fondation Cartier, em Paris, naquela que é a maior mostra do seu trabalho na Europa desde 2005. Ao lado de alguns dos seus trabalhos mais emblemáticos, incluindo “Mask II” - um rosto gigantesco a dormir - estão expostas três novas peças produzidas especialmente para esta exposição: “Couple Under An Umbrella” retrata um casal de idosos na praia; “Young Couple” mostra um casal de adolescentes num abraço tenso; “Woman With Shopping” representa uma mãe a carregar o seu bebé e sacos de compras.

O tema dos casais marca uma mudança significativa na obra de Ron Mueck, que até agora só representava figuras solitárias. Essa mudança é retratada no documentário "Still Life: Ron Mueck at Work”, produzido pelo fotógrafo Gautier Deblonde, que revela o processo criativo do artista, enquanto se preparava para a exposição em Paris.


FONDATION CARTIER POUR L'ART CONTEMPORAIN
261, Boulevard Raspail – Paris

Ron Mueck – exposição
Patente até 29 de setembro, 2013


Sem comentários: